Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Servidores reagem à Reforma Administrativa com ato na Cinelândia

Na noite do dia 30 de setembro, categorias fizeram projeções em edifícios no bairro do Humaitá

No Humaitá, prédios receberam projeções
No Humaitá, prédios receberam projeções – Divulgação/Fosperj

Servidores municipais, estaduais e federais deram hoje (30/9) o pontapé na mobilização nacional contra a reforma administrativa. No Rio, o ato teve concentração na Candelária, às 16h, seguiu para a Avenida Rio Branco e terminou na Cinelândia. De noite, houve projeções em edifícios no bairro do Humaitá, Zona Sul da cidade, com frases que rebatem os argumentos do governo federal para a proposta de mudança no RH do país. “Servidor não é parasita” e “Não caia em Fake News” foram algumas das frases projetadas nos prédios.

A passeata desta quarta-feira, na verdade, é apenas uma demonstração do que está por vir. A promessa é de que as entidades representativas do funcionalismo de todo o país se unam na capital federal conforme a data de votação da PEC 32 (que institui a reforma) for se aproximando.”O mês de outubro, que é marcado pelo Dia dos Servidores, promete muito mais ações para demonstrar à população a gravidade dessa PEC. O povo brasileiro precisa saber o que está em jogo. Por isso, usamos a hashtag #vcprecisasaber para dizer que a corrupção e o aparelhamento do estado será a regra. Quem perde é a população”, declarou o Fórum dos Servidores Estaduais (Fosperj).

30/09/2020 – Manifestação contra a reforma administrativa. Crédito: Divulgação/Fosperj – Divulgação/Fosperj

O grupo ressaltou que o ato unificado de hoje foi só o começo: “Foi um início importante neste dia nacional de mobilizações”.A proposta acaba com a estabilidade para futuros funcionários e cria cinco tipos de vínculos (cada um com um regime jurídico). Além disso, extingue benefícios, como licença-prêmio e adicionais por tempo de serviço, e prevê a regulamentação da avaliação de desempenho, com possibilidade de desligamentos.

Mais uma reação: frente lança três estudos

Já amanhã (1º/10), em Brasília, haverá mais uma reação à proposta de mudança no RH do país: a Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público e o Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) lançarão três estudos (cadernos da reforma) que contrapõem dados do Ministério da Economia.

Fonte: Coluna Servidor – ODIA – Paloma Savedra

Últimas Notícias