Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Servidores filiados são os únicos que podem votar e ser votados na assembleia

Eleição de delegados para o 9º Congrejufe só tem validade com votação presencial

Eleição de delegados para o 9º Congrejufe só tem validade com votação presencial

O Sisejufe esclarece que os servidores filiados são os únicos que podem votar e ser votados na assembleia. Para tanto, precisam constar da lista geral de cadastro de filiados do Sisejufe, como sócio quite. O filiado, ao chegar, deve dirigir-se às listas de assinatura que serão separadas por letras (A a Z), assinar a lista e receber o cartão de votação que lhe dará direito a exercer o seu voto na eleição de delegados e demais deliberações da assembleia geral extraordinária.

Fenajufe confirma que eleição de delegados para o 9º Congrejufe só tem validade com votação presencial

Diante de pedidos de informações e esclarecimentos sobre o processo de eleição de delegados ao 9º Congrejufe, o Sisejufe reproduz a consulta feita pelo Sintrajufe-CE à Fenajufe sobre o assunto. A federação confirmou no dia 18 de fevereiro, em nota enviada a todos os sindicatos filiados, que não será permitida a eleição de delegados, observadores e suplentes ao 9º Congrejufe por meio de videoconferências, votação por e-mail, assembleias setoriais ou por local de trabalho.

O documento, assinado pela Comissão Organizadora do 9º Congrejufe, ressalta que o estatuto da Fenajufe prevê que a eleição só poderá ocorrer em congressos, encontros ou assembleias gerais.  “Em quaisquer destes eventos a eleição deve acontecer em um único local e de forma presencial, onde todos os votantes deverão estar presentes no recinto da assembleia geral, encontro ou congresso.”

 

A Fenajufe também esclarece que de acordo com o estatuto, as entidades filiadas deverão comunicar as datas de realização das assembleias gerais, encontros ou congressos que elegerão delegados, observadores e suplentes, ficando a critério da Diretoria Executiva da Fenajufe o acompanhamento de tais eventos.

Ainda seguindo o estabelecido no estatuto da federação, o número de delegados de base ao Congresso da Fenajufe é de um para cada contingente de 100 sindicalizados na base ou fração igual ou superior a 51, todos escolhidos de acordo com o critério de proporcionalidade quando houver mais de uma chapa ou pela votação nominal de candidatos a delegados concorrentes. Poderão ser eleitos observadores ao Congrejufe, apenas com direito a voz, no máximo 50%  dos delegados a que tem direito  a entidade filiada.

Consta no estatuto que para participar do Congresso como delegado ou observador “é necessária a apresentação da convocatória, da ata e da lista de presença da assembleia geral, encontro ou congresso, devendo constar os nomes dos delegados e observadores eleitos”. Para eleição de delegados de base será exigida uma presença três vezes superior ao número de delegados a que tem direito cada entidade filiada. O quórum para eleição de delegados em congressos, encontros ou assembleias será de 30% da presença exigida para eleger o total de delegados. Em caso de número inferior, fica assegurada a eleição de um delegado para representar a entidade filiada no Congrejufe.”

O esclarecimento foi divulgado em resposta ao seguinte questionamento da diretoria executiva do Sintrajufe/CE: Em virtude de informações de outros sindicatos, o Sintrajufe/CE vem consultar esta federação sobre a votação dos delegados para o 9º Congrejufe. Além da votação presencial é possível/válido a votação através de videoconferência e via e-mail? Em busca de maior clareza e lisura no processo de eleição, pedimos os devidos esclarecimentos com a maior brevidade possível.”

A diretoria do Sisejufe esclarece que segue rigorosamente o estatuto da Fenajufe, e ressalta que esse critério de votação também consta de seu próprio estatuto. A assembleia geral para eleição dos delegados para o Congrejufe no Rio de Janeiro está marcada para o dia 9 de março, às 12 horas, em frente à JF Rio Branco, no Centro do Rio.

Últimas Notícias