Os servidores do Judiciário Federal do Rio de Janeiro escolheram, em assembleia virtual, na noite desta quarta-feira (19/2), as delegadas e os delegados que irão representar o estado no Congresso Nacional da Fenajufe (12º Congrejufe). A chapa 1 (Diretoria do Sisejufe) foi a mais votada e elegeu 53 representantes. A chapa 2 (Luta Sisejufe) terá 7 delegados.
A assembleia foi conduzida pela presidente do Sisejufe e coordenadora-geral da Fenajufe, Lucena Pacheco Martins, por meio da plataforma Zoom. Também compuseram a mesa o vice-presidente Ricardo Quiroga; o secretário de Administração, Gestão de Pessoas e Patrimônio, Valter Nogueira; e a secretária-geral Maria de Oliveira. A reunião contou com a participação de mais de 300 servidores, entre capital e interior.
Como foi a assembleia
Lucena abriu a assembleia com informes sobre a atuação das nossas dirigentes na Fenajufe e nas lutas em defesa da categoria. Entre as pautas, a presidente do Sisejufe explicou detalhes das campanhas em defesa dos direitos da categoria, como a campanha “Envia, Barroso”, que tem o objetivo de pressionar o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, a encaminhar ao Congresso Nacional as reivindicações da categoria (leia aqui); e a campanha em defesa do NS, que conclama a todas e todos a enviar e-mails aos ministros do Supremo para reforçar o pedido pela improcedência das ADIs 7709 e 7710 (leia neste link).
“É preciso que a gente esteja mobilizado o tempo inteiro. Todas as nossas conquistas e vitórias dependeram da mobilização dos servidores. E hoje as mobilizações são feitas das formas mais diversas possíveis. Com as redes sociais, a gente tem uma capacidade de alcance bem grande, além da mobilização presencial”, disse.
Sobre reajuste, o diretor-geral informou que para que a proposta entre no orçamento de 2025, eles vão indicar um reajuste para todos os cargos. Em paralelo, Lucena disse que o coordenador do Fórum de Carreiras do CNJ deve chamar uma reunião, em março, para tirar a proposta de reestruturação da carreira a fim de que, neste primeiro semestre, a proposta chegue ao STF para ser analisada e encaminhada. Lucena abordou, ainda, a luta pela inclusão do servidor no orçamento.
O diretor Valter Nogueira destacou a importância desse Congresso para os próximos três anos da Federação e também chamou a atenção para a questão da disputa orçamentária no PJU.
“A gente está vivendo um momento extremamente importante da nossa categoria, na perspectiva de uma nova reestruturação, com novos parâmetros para a carreira, com a questão da sobreposição e uma tentativa de democratizar o orçamento. Ao longo desses últimos anos, a folha de pessoal dos juízes consumia cerca de 8% da folha do Judiciário e os servidores mais de 80%. Nesses últimos cinco anos, eles passaram de 13% para quase 15%. Os magistrados quase dobraram a participação salarial no orçamento do Judiciário. Enquanto nós saímos de 81% para 77%. Esse orçamento deveria ser distribuído, reconhecendo os direitos da categoria, mas não é o que tem acontecido”, ressaltou, enfatizando que agora a grande imprensa resolveu pautar essas questões.
“Precisamos dar continuidade ao que a atual gestão conduziu, principalmente a questão dos AQs, da reestruturação da carreira e garantir o reajuste emergencial para 2026”, acrescentou Valter.
Em seguida, Lucena leu o edital, os pontos que estarão em pauta no 12º Congrejufe (leia aqui) e explicou as regras para escolha dos delegados, dando início ao processo de votação. Os participantes ouviram a defesa da chapa 1, feita pelo diretor Valter Nogueira; e da chapa 2, feita pelo servidor Eduardo Brasil.
Encerradas as falas, iniciou-se a votação, que resultou na eleição de 53 delegados para chapa da direção e 7 para a chapa 2.
Por fim, a presidente do Sisejufe, Lucena Pacheco, agradeceu a participação de todas e todos e reforçou o pedido para que cada um se esforce para fortalecer a mobilização. “Parabéns, pessoal, por essa vontade de estar na luta. Nós todos juntos somos um e o sindicato é o espaço coletivo de fazer essa luta. Aqui, temos a representatividade de toda categoria”, afirmou.
Este ano, o 12º Congrejufe será realizado em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 26 de abril e 1º de maio.
Veja abaixo a delegação eleita:
NOMINATA DA DELEGAÇÃO DO SISEJUFE AO 12º CONGREJUFE
DELEGADAS E DELEGADOS:
OBSERVADORES/SUPLENTES:
SUPLENTES: