Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Servidores do Rio elegem delegados para Ampliada da Fenajufe em assembleia virtual

Encontro da federação discutirá estratégias de luta e mobilização contra a Reforma Administrativa e enfrentamento ao retorno do expediente presencial, entre outros temas

Servidores do Rio elegem delegados para Ampliada da Fenajufe em assembleia virtual, SISEJUFE

Os servidores do Judiciário Federal do Rio de Janeiro elegeram em assembleia extraordinária geral virtual, na noite desta quinta-feira (24/10), os delegados para a Reunião Ampliada da Fenajufe, que será realizada no dia 10 de outubro, por videoconferência.

Escolha dos delegados

A assembleia, que aconteceu pela plataforma zoom, foi conduzida pelo presidente do Sisejufe, Valter Nogueira Alves e pela assessora política Vera Miranda. Após os informes, que focaram na necessidade de se intensificar a luta para barrar a Reforma Administrativa, foram abertas as inscrições para escolha dos delegados. Foi apresentada uma chapa única formada por diretores do Sisejufe e representantes de base. Com candidatura avulsa, o servidor Abílio Neto aceitou compor a chapa. A assessora política do sindicato apresentou, então, o sistema de votação dentro do próprio zoom. A chapa única foi aprovada por unanimidade pelos servidores presentes. Neste link está disponível o relatório da votação.

Servidores do Rio elegem delegados para Ampliada da Fenajufe em assembleia virtual, SISEJUFE
Resultado da votação: chapa única eleita por unanimidade

A Ampliada da Fenajufe vai discutir e deliberar sobre estratégias de luta e mobilização contra a Reforma Administrativa, enfrentamento ao retorno do expediente presencial, calendário de eleições, construção da greve sanitária nacional.

Defesa de atuação nas redes sociais

O presidente do sindicato destacou a importância da categoria buscar informações e se mobilizar contra a Reforma Administrativa que, se aprovada, terá efeitos danosos e atingirá diretamente os servidores atuais. Valter ressaltou a estratégia do sindicato, que tem trabalhado intensamente nas redes sociais e na organização de debates ao vivo no YouTube com especialistas no tema, além de disponibilizar amplo material no site da entidade. A diretoria também tem se reunido com parlamentares para pedir apoio contra a reforma e lançou uma campanha para tentar barrar a votação da PEC 32 pelo sistema remoto.

“Não podemos permitir que o Congresso aprove um projeto de tamanha importância que mexe com a toda a estrutura do Estado e precariza o serviço público”, afirmou.

Valter Nogueira acrescentou que também deve fazer parte da estratégia de enfrentamento a busca de união entre o funcionalismo público nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e nas três esferas (federal, estadual e municipal).

O diretor Ricardo Quiroga informou que há uma pressão no TRT-RJ para a volta ao trabalho presencial, inclusive por magistrados, mas a corregedoria resiste ao retorno e continua seguindo as recomendações das autoridades sanitárias, como a Fiocruz.

O diretor Amauri Pinheiro defendeu a criação de um cadastro para que os servidores se voluntariem a compartilhar informações, de forma a massificar a atuação nas redes sociais.

O representante de base João Victor Albuquerque reforçou a necessidade de manter a ação coordenada nas redes, dando deslikes e comentando em debates a favor da Reforma. “Eles estão sentindo essa pressão”, comentou.

A diretora do Sisejufe e da Fenassojaf, Mariana Liria relatou que a federação dos oficiais de justiça está em busca de entidades que queiram aderir a um projeto que prevê a contração de uma agência de publicidade para desenvolvimento de uma forte campanha de enfrentamento à reforma.

Vários servidores também se manifestaram pelo chat com mensagens de apoio às estratégias de luta contra a PEC 32.

Sobre a plenária da Fenajufe

O encontro tem a seguinte proposta de pauta:
1) Reforma administrativa (PEC 32/2020) – Plano Mais Brasil;
2) Início e planejamento do debate de carreira;
3) Enfrentamento ao retorno do expediente presencial, calendário de eleições municipais e construção da greve sanitária nacional;
4) Pendências da Reunião Ampliada de 22/8.

Últimas Notícias