Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Servidores do Rio elegem delegados para Ampliada da Fenajufe em assembleia virtual

Encontro da federação discutirá estratégias de luta e mobilização contra a Reforma Administrativa e enfrentamento ao retorno do expediente presencial, entre outros temas

Os servidores do Judiciário Federal do Rio de Janeiro elegeram em assembleia extraordinária geral virtual, na noite desta quinta-feira (24/10), os delegados para a Reunião Ampliada da Fenajufe, que será realizada no dia 10 de outubro, por videoconferência.

Escolha dos delegados

A assembleia, que aconteceu pela plataforma zoom, foi conduzida pelo presidente do Sisejufe, Valter Nogueira Alves e pela assessora política Vera Miranda. Após os informes, que focaram na necessidade de se intensificar a luta para barrar a Reforma Administrativa, foram abertas as inscrições para escolha dos delegados. Foi apresentada uma chapa única formada por diretores do Sisejufe e representantes de base. Com candidatura avulsa, o servidor Abílio Neto aceitou compor a chapa. A assessora política do sindicato apresentou, então, o sistema de votação dentro do próprio zoom. A chapa única foi aprovada por unanimidade pelos servidores presentes. Neste link está disponível o relatório da votação.

Resultado da votação: chapa única eleita por unanimidade

A Ampliada da Fenajufe vai discutir e deliberar sobre estratégias de luta e mobilização contra a Reforma Administrativa, enfrentamento ao retorno do expediente presencial, calendário de eleições, construção da greve sanitária nacional.

Defesa de atuação nas redes sociais

O presidente do sindicato destacou a importância da categoria buscar informações e se mobilizar contra a Reforma Administrativa que, se aprovada, terá efeitos danosos e atingirá diretamente os servidores atuais. Valter ressaltou a estratégia do sindicato, que tem trabalhado intensamente nas redes sociais e na organização de debates ao vivo no YouTube com especialistas no tema, além de disponibilizar amplo material no site da entidade. A diretoria também tem se reunido com parlamentares para pedir apoio contra a reforma e lançou uma campanha para tentar barrar a votação da PEC 32 pelo sistema remoto.

“Não podemos permitir que o Congresso aprove um projeto de tamanha importância que mexe com a toda a estrutura do Estado e precariza o serviço público”, afirmou.

Valter Nogueira acrescentou que também deve fazer parte da estratégia de enfrentamento a busca de união entre o funcionalismo público nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e nas três esferas (federal, estadual e municipal).

O diretor Ricardo Quiroga informou que há uma pressão no TRT-RJ para a volta ao trabalho presencial, inclusive por magistrados, mas a corregedoria resiste ao retorno e continua seguindo as recomendações das autoridades sanitárias, como a Fiocruz.

O diretor Amauri Pinheiro defendeu a criação de um cadastro para que os servidores se voluntariem a compartilhar informações, de forma a massificar a atuação nas redes sociais.

O representante de base João Victor Albuquerque reforçou a necessidade de manter a ação coordenada nas redes, dando deslikes e comentando em debates a favor da Reforma. “Eles estão sentindo essa pressão”, comentou.

A diretora do Sisejufe e da Fenassojaf, Mariana Liria relatou que a federação dos oficiais de justiça está em busca de entidades que queiram aderir a um projeto que prevê a contração de uma agência de publicidade para desenvolvimento de uma forte campanha de enfrentamento à reforma.

Vários servidores também se manifestaram pelo chat com mensagens de apoio às estratégias de luta contra a PEC 32.

Sobre a plenária da Fenajufe

O encontro tem a seguinte proposta de pauta:
1) Reforma administrativa (PEC 32/2020) – Plano Mais Brasil;
2) Início e planejamento do debate de carreira;
3) Enfrentamento ao retorno do expediente presencial, calendário de eleições municipais e construção da greve sanitária nacional;
4) Pendências da Reunião Ampliada de 22/8.

Últimas Notícias