Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Servidores do Judiciário Federal do Rio definem Comissão e Calendário Eleitoral 2017

Comissão Eleitoral: Edson Mouta, Silas Faria Luiz e Og Carramillo Barbosa

Comissão Eleitoral: Edson Mouta, Silas Faria Luiz e Og Carramillo Barbosa

Os servidores do Judiciário Federal do Rio de Janeiro deram início ao processo eleitoral 2017 na noite de quarta-feira (7/6). A Assembleia Geral Ordinária escolheu os três nomes mais votados para compor a Comissão Eleitoral: Silas Faria Luiz (Centro Cultural da Justiça Federal), Og Carramillo Barbosa (JF – Complexo Equador) e Edson Mouta Vasconcelos (TRF2-Acre). A partir de agora, a Comissão Eleitoral passa a conduzir o processo eleitoral para o triênio 2017-2020. O próximo passo será a publicação do edital de convocatória das eleições e aviso resumido, abrindo o prazo para inscrições das chapas.

Os 140 presentes à assembleia também aprovaram o calendário eleitoral, que definiu a data do pleito, em primeiro turno, para 1º, 2 e 3 de agosto. A inscrição de chapas para a diretoria e representantes sindicais para o triênio 2017-2020 será ainda em junho, entre os dias 14 e 28. O calendário aprovado prevê todos os prazos e ações constantes do estatuto e regimento eleitoral do Sisejufe para o processo eleitoral. A Comissão Eleitoral conduzirá o processo encerrando os trabalhos ao dar posse à nova direção eleita.

Antes da escolha dos membros, os presentes à assembleia aprovaram que o tamanho da comissão seria de três membros, já que a comissão poderia ter, IMG_3767no máximo, cinco e, no mínimo, três eleitos. Além deles haverá um representante indicado posteriormente por cada chapa que concorrer às eleições.

Na escolha da forma de eleição dos membros da Comissão Eleitoral houve divergência entre a atual diretoria e a oposição sindical, que defendeu que a escolha se desse pelo critério da proporcionalidade. Já a diretoria do Sisejufe argumentou que a escolha dos membros deveria ser maneira nominal, na qual os três membros mais votados seriam os eleitos. Colocada em votação, a proposta de manutenção da eleição nominal foi aprovada por ampla maioria.

Inscreveram-se para compor a comissão os servidores Luiz Carlos Souza de Santana (TRT- Lavradio), Silas Faria Luiz (Centro Cultural da Justiça Federal), Og Carramillo Barbosa (JF – Complexo Equador), Edson Mouta Vasconcelos (TRF2-Acre) e Aldenir Acimen de Moraes (TRF2-Acre). O filiado Og Carramillo obteve 106 votos (75,71%), seguido por Silas Faria com 105 votos (75%) e Edson Mouta com 101 votos (72,14%) completando os três mais votados. Aldenir Acimen obteve 35 votos (25%) e Luiz Carlos Souza de Santana recebeu 31 votos (22,14%).

O presidente do Sisejufe, Valter Nogueira Alves, que conduziu os trabalhos, destacou a transparência como marca dos últimos processos eleitorais no sindicato. Também fizeram parte da mesa, aIMG_3765 vice-presidente Lucilene Lima e os diretores Ronaldo das Virgens e Lucena Pacheco. A assessora política Vera Miranda secretariou os trabalhos.

Conheça o Calendário Eleitoral

  • 04/4 –  Prazo final de filiação para ser eleitor ou candidato
  • 22/5 – Publicação do Edital da Assembleia Geral Ordinária para definir Comissão e Calendário Eleitoral
  • 7/6 – Realização da Assembleia Geral Ordinária para definir Comissão e Calendário Eleitoral
  • 13/6 – Publicação do edital de convocação das eleições e do aviso resumido
  • De 14 a 28/06 –  Inscrição de chapas para Diretoria e para Conselho de Representantes Sindicais
  • De 28/6 a 1/7 – Lavratura da ata de registro de candidatos
  • 1/7 – Publicação da relação nominal das chapas e candidatos
  • De 1 a 4/7 – Pedidos de impugnação de registro de candidatos
  • 21/7 – Afixação da lista de sindicalizados aptos para a votação e entrega aos representantes das chapas (mediante requerimento)
  • 1º a 3/8 – Eleição 2017* (com quórum superior a 50%)
  • 4/8 – Proclamação dos resultados da Eleição 2017 e comunicação aos tribunais da eleição e da posse dos eleitos
  • De 4 a 8/8 – Prazo para recursos
  • 1/9 – Posse e início do mandato dos eleitos

*8 a 10/8. Eleição 2017 em 2º turno (com quórum superior a 40%)

*11/8 – Proclamação dos resultados da Eleição 2017 (em 2º turno) e comunicação aos tribunais da eleição e da posse dos eleitos

De 11 a 15/8 – Prazo para recursos em 2º turno

* 15 a 17/8. Eleição 2017 em 3º turno (com quórum superior a 30%)

* 18/8 – Proclamação dos resultados da Eleição 2017 (em 3º turno) e comunicação aos tribunais da eleição e da posse dos eleitos.

De 18 a 22/8 – Prazo para recursos em 3º turno

Últimas Notícias