O Sisejufe vai realizar na próxima quarta-feira (19/04), às 19h30, a 2ª Reunião virtual preparatória ao encontro estadual de carreira, com o tema “Reestruturação da malha salarial”. (Clique AQUI para se inscrever)
A 1ª reunião (foto em destaque) foi realizada no dia 31 de março. A atividade teve como objetivo apresentar, debater e compilar propostas sobre os seguintes temas: descrição das atividades dos cargos, desenvolvimento na carreira, qualificação e qualidade de vida no trabalho.
Esta primeira reunião foi conduzida pelo coordenador do Núcleo de Carreira e diretor do Sisejufe, João Victor Albuquerque, com participação da assessora política Vera Miranda e da presidenta do Sisejufe, Eunice Barbosa, além de diretores, representantes de base e servidores.
“É muito bom ver a categoria comprometida com esse debate, que é importante nesse momento em que conseguimos o reinício dos trabalhos do Fórum Nacional de Carreira. Vamos fazer as discussões para encaminhar contribuições e fortalecer a nossa carreira”, disse Eunice.
O diretor João Victor destacou que chegou, enfim, o momento tão esperado. “Antes, qualquer debate de carreira era atropelado pela necessidade de discutirmos reajustes emergenciais. O nosso reajuste de certa maneira está encaminhado até fevereiro de 2025 e, com isso, teremos um tempo para discutir carreira e tentar aprofundar esse debate tão relevante”, afirmou.
João Victor lembrou algumas conquistas recentes, como a aprovação do Nível Superior para os técnicos judiciários, que foi uma batalha árdua. Com a luta, os dirigentes também conseguiram barrar, por hora, o projeto de desjudicialização da execução, que na verdade é a privatização da execução judicial, que poderia prejudicar principalmente os oficiais de justiça.
“Mas a gente ainda tem muito a avançar e o Sisejufe tem um papel fundamental nesse debate. Somos o maior sindicato que integra a Fenajufe e temos, historicamente, uma contribuição muito importante no que diz respeito ao plano de carreira e política salarial. Isso só aumenta a nossa responsabilidade”, avaliou.
João Victor explicou que as propostas trazidas para esta primeira reunião foram amadurecidas previamente nos núcleos setoriais.
“É importante que haja uma discussão plural envolvendo todos os núcleos porque cada um sabe melhor das peculiaridades do seu próprio segmento. Todas as sugestões e demandas serão analisadas à luz do que foi aprovado no congresso da Fenajufe, ao qual estamos vinculados nesse debate sobre carreira”, disse, acrescentando que as contribuições de cada sindicato serão levadas para o encontro da Federação, que fará uma proposta final de carreira, o que permitirá aos dirigentes batalhar politicamente em cima de todas as demandas que a própria categoria vai apresentar.
Demandas por segmento
A assessora política Vera Miranda fez um compilado das principais questões que foram apontadas nas reuniões setoriais e reuniu em um documento, que foi apresentado durante a reunião.
A especialista explicou algumas premissas que apareceram no debate geral, tais como retomada da abertura dos concursos; debate sobre novas competências e luta contra a terceirização no campo de TI.
Sobre os analistas, foram destacados temas como equiparação com o ciclo de gestão do Executivo; criação das coordenadorias descentralizadas de apoio jurídico aos gabinetes dos magistrados; e descrição de cargos e competências, de forma mais estruturada. Vera explicou várias propostas que estão sendo sugeridas nesse sentido.
A assessora contou que há algumas sugestões para alteração da Portaria Conjunta nº3, sem necessidade de alteração de atribuições em lei, que foram compiladas no documento.
“Os técnicos que atuam na área de processamento, na área administrativa, de TI, na área de saúde e Polícia Judicial… cada um tem um processo de atualização, além das novas áreas que já vêm sendo discutidas. Então, vai ser um enfoque maior dentro da atualização da portaria conjunta”, disse.
Vera informou que, no caso dos agentes, que já têm um regramento feito a partir de resoluções que criaram e estruturaram a polícia judicial, ainda há questões urgentes a resolver, como a desvinculação da GAS (Gratificação de Atividade de Segurança) com o programa de reciclagem, que é um Teste Anual de Aptidão Física (TAF).
Após a apresentação de Vera Miranda, os participantes esclareceram suas dúvidas e deram mais algumas sugestões, que poderão ser incluídas no texto final.
Calendário
O Núcleo de Analistas fez a primeira reunião no dia 20 de março e a segunda atividade no dia 10 de abril. Os oficiais de justiça encaminharão as suas contribuições com os encaminhamentos da reunião do segmento, que aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 12 de abril. Neste mesmo dia (12/4), também ocorreu a segunda reunião do Cotec, que representa os Técnicos Judiciários. A primeira reunião do coletivo aconteceu no dia 27 de março.
Os policiais judiciais fizeram sua reunião no dia 30 de março. (leia neste link)
Próximas datas
No dia 19 de abril, será realizada a segunda reunião preparatória ao encontro estadual de carreira, com foco na reestruturação da malha salarial.
O encontro estadual acontecerá no dia 28 de abril. Os encaminhamentos da atividade estadual serão levados ao Encontro de Carreira da Fenajufe, marcado para 20 e 21 de maio.
“No encontro estadual, vamos bater o martelo sobre todas essas discussões e também eleger os delegados para o encontro da Federação”, concluiu o Diretor João Victor.
Registros das reuniões setoriais: