Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Servidores apontam que metas do Poder Judiciário estão abusivas, revela pesquisa do Sisejufe

Consulta online realizada com base nas metas do CNJ mostra que cobrança excessiva de produtividade impacta na saúde do servidor; resultado ajudará o sindicato a nortear suas ações de mobilização sobre esse tema

Entre os dias 16 e 18 de agosto, o Sisejufe convidou os servidores e servidoras a participarem de uma consulta pública sobre as metas de produtividade e impacto na saúde, que foi elaborada pela nossa assessoria política com base em consulta anual do Conselho Nacional de Justiça.

Pelo resultado, é possível afirmar que os servidores e as servidoras do Poder Judiciário consideram abusivas as metas anuais propostas pelo CNJ.

Para 83,5 %, a elevação das metas de produtividade impacta na saúde do servidor. Para apenas 3,2 %, a elevação das metas de produtividade não gera sobrecarga de trabalho, sendo que 87,2 % acham que gera sobrecarga, sim.

E mais: para 79,8 %, os sindicatos e a Federação devem organizar a categoria numa campanha para redução das metas de produtividade pois as metas estão abusivas.

Preocupação

O Sisejufe tem sistematicamente levantado sua preocupação com o processo de elaboração das metas anuais dentro do Judiciário Federal em razão do impacto da elevação das metas na saúde do servidor, além do aumento da carga e do tempo dedicado ao cumprimento dos índices de produtividade determinado com base nos desdobramentos das metas nacionais por ramos da justiça.

Dados das últimas pesquisas sobre a saúde do servidor, tanto no Judiciário Federal fluminense quanto nas pesquisas nacionais realizadas pela Fenajufe e Fenajud, dão conta da necessidade de uma discussão mais aprofundada e com ampla participação dos servidores sobre os limites para o alcance das metas dentro de uma política de trabalho seguro, livre do adoecimento físico e mental, bem como de processos de assédio moral e abuso de poder como formas de pressão para ampliação no alcance das metas.

Metas nacionais

O Poder Judiciário realiza, desde o ano de 2018, consulta pública anual para formulação das suas metas nacionais. De acordo com as informações no site do CNJ, a consulta pública visa a contribuir na definição das Metas Estratégias Nacionais do Poder Judiciário pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o exercício do ano subsequente ao da consulta realizada. A aplicação da consulta pública se dá em todos os Tribunais e Unidades Judiciárias, sendo aberta para o público em geral. A pesquisa tem como objetivo estimular a gestão participativa no processo de formulação de metas, através do levantamento das prioridades e necessidades da sociedade em relação ao Poder Judiciário.

 

Atenção: devido à falta d’água, nesta terça-feira, 29/08, expediente no Sisejufe será até às 15h, SISEJUFEFortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias