Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

SAP realiza primeiro encontro mensal de 2024 em clima de confraternização e reencontros

Intitulado “Reunião do Abraço”, encontro dos aposentados reuniu quase 30 pessoas; teve lanche especial e, claro, muita conversa e muitos abraços

Depois da pausa de fim de ano, a Secretaria de Aposentados e Pensionistas (SAP) realizou seu primeiro encontro mensal do ano na tarde desta terça-feira, 12/03, na sede do sindicato.

Intitulado “Reunião do Abraço”, o encontro dos aposentados reuniu quase 30 pessoas. Foi, como disseram, “uma tarde entre amigos”, que contou com lanche especial, reencontros e, claro, muita conversa e muitos abraços.

Ao lado de Lucena Pacheco Martins, presidente do sindicato e coordenadora-geral da Fenajufe, Neli Rosa, coordenadora do SAP, deu as boas-vindas ao grupo presente, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância desses encontros mensais, tanto para a socialização quanto para se manterem bem informados sobre as questões do sindicato e sobre as especificidades dos aposentados e pensionistas: “Que lindeza ver todo mundo, de novo, aqui reunido. Nosso encontro saiu do jeitinho que eu tinha imaginado. Eu e toda equipe do sindicato pensamos com muito carinho cada encontro nosso. É sempre um momento especial. Que possamos estar juntos, sempre. Juntos, nos amparando, nos informando, lutando e seguindo em frente”, disse Neli, passando a fala à Lucena.

A presidente também deu as boas-vindas a todos os presentes e aproveitou a oportunidade para fazer breves informes sobre as pautas políticas gerais tocadas pelo sindicato e também as mais específicas, que dizem respeito aos aposentados. Entre os pontos abordados, falou sobre o auxílio-saúde, projeto de carreira, PEC 555 etc:

“Vocês sabem que hoje a gente está numa disputa ferrenha de orçamento com os magistrados, não é? A gente não disputa mais com os outros servidores, com a questão da lei de responsabilidade fiscal, limite de orçamento e tal. O orçamento do Judiciário é reajustado só pela inflação e a gente fica preso, com o orçamento engessado. Então, está claro que é uma disputa interna de orçamento dos órgãos. Quem é que vai ficar com parte desse orçamento? No ano passado, a gente viu a maior parte desse orçamento indo para a magistratura. Essa disputa é clara, está posta e a gente, então, precisa estar atento e bem informado sobre isso para poder disputar esse orçamento. Além disso, tem a questão do auxílio-saúde, que a gente também está pleiteando. O ano passado não foi utilizado parte do orçamento e não deram para a gente. Eles estão fazendo uma diferenciação. Por isso, a gente tem feito todo esse trabalho de entender melhor como funciona essa questão do orçamento: como ele é construído e como ele é utilizado. A gente está buscando conhecer cada vez mais profundamente para poder discutir nos Conselhos e Tribunais Superiores, principalmente, porque a gente quer fazer parte desse orçamento, também”, ressaltou a dirigente.

Lucena informou que a diretoria realizou, nos dias 1º e 2 de fevereiro, o Planejamento Estratégico do sindicato e disse que o mote principal para esse período é o anteprojeto. “A gente precisa consolidar, aprovar e implementar o anteprojeto de carreira, da reestruturação de carreira. São dois grandes eixos que a gente vai trabalhar e discutir mais e mais: disputa orçamentária e reestruturação de carreira. E, claro, trabalhar com conhecimento! Por isso, a gente vai fazer uma formação ampla, que vocês todos já estão convidados a participar e acompanhar para conhecer, também”, afirmou Lucena, finalizando os informes.

A aposentada Débora Natércia foi pela primeira vez à reunião do SAP e contou que amou a experiência: “Achei muito, muito bom. Virei mais vezes. Posso dizer que amei. Muito bom rever colegas de trabalho, bater um bom papo e ainda sair bem informada sobre as questões trabalhadas pelo pessoal do nosso sindicato. Parabéns a todos pela reunião”.

Helena Cruz, diretora do Sisejufe, disse que a Reunião do Abraço tem um gostinho especial: “As reuniões são sempre importantes de se participar, mas essa Reunião do Abraço, que marca a volta dos encontros dos aposentados, é ainda mais importante porque ela tem o afetivo como marca. A gente fica esse período de fim de ano longe e quando volta é sempre um reencontro gostoso, leve, esperançoso, acolhedor. Eu amo. Sou fã, mesmo. E acho que todo mundo que vem tem a mesma sensação. Viva o SAP, viva os aposentados. Viva o nosso Sisejufe!”

Jorge Américo, aposentado do TRF2, disse que é sempre um prazer estar nas reuniões do DAP: “Ah, eu gosto muito. Não venho com tanta regularidade, mas sempre que venho acho um encontro muito proveitoso e muito esclarecedor”.

Deolinda da Rocha Gonçalves, também aposentada do TRF2, aposentada desde 2004, conta que ficou um tempo se ir às reuniões, mas que estar de volta é sempre especial: “O SAP é sempre acolhedor. Muito bom estar entre amigos, rever colegas”, disse com um sorriso no rosto.

Jurema Mendonça Santos também foi à reunião do SAP pela primeira vez. Aposentada desde 2018, ela conta que de início não teve esse interesse de participar. Passado o período de pandemia, viu a necessidade de estar junto, trocar experiências, conversar e se informar: “Foi muito bom. Amei os reencontros, as explicações que tivemos. A mesa do nosso lanche. Dá pra ver o carinho em cada detalhe. Foi muito bom. Virei mais vezes”.

 

Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no InstagramFacebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias