Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Roda & Roda: Sisejufe promove conversa e samba no mês da Consciência Negra

No dia 12 de dezembro, o tema será Violência Contra a Mulher: do assédio ao feminicídio. Em seguida, roda de samba com Moça Prosa e Marta D’Oyá

O Sisejufe está promovendo a I Mostra Cultural de Negritude do Sisejufe, em comemoração ao mês da Consciência Negra. No dia 12 de dezembro, a partir das 16h, será realizada a roda de conversa Violência Contra a Mulher: do assédio ao feminicídio, no Foro Marilena Franco, no Espaço de Convivência. As facilitadoras serão as juízas federais Adriana Cruz e Angelina Costa, a professora e ativista Jaqueline de Jesus e Marta D’Oyá.

Em seguida, haverá uma roda de samba com Moça Prosa e Marta D’Oyá. Originado das rodas de samba da Pedra do Sal , o grupo Moça Prosa é um movimento de samba feminino que se estabeleceu em 2012 e aborda temas como racismo, diversidade e luta antimanicomial, além estimular outras mulheres a ocuparem espaços públicos tocando e cantando.

Exposição reúne mulheres negras e suas trajetórias de luta

Hachura de Bela Pinheiro

Como parte da I Mostra Cultural de Negritude, o Sisejufe lançou a exposição Pele Preta, no Fórum Marilena Franco, com obras das artistas plásticas Bela Pinheiro e Izadora Neves. A mostra traça uma linha temporal através da luta, do trabalho, da produção cultural e da militância de 31 mulheres negras que, em seu tempo e em sua área de atuação , produziram avanços e transformação social. Entre as homenageadas estão Adriana Alves dos Santos Cruz, Jaqueline de Jesus e Angelina Costa, palestrantes no dia 12, e figuras nacionais e internacionais, como Elza Soares e Ângela Davis. A exposição Pele Preta ficará aberta ao público até o dia 19 de dezembro.

Grafite de Izadora Neves

Últimas Notícias