Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Rio 40°: dentro e fora 12º andar na JF Rio Branco

Dois servidores lotados na Seção de Controle Mandados Cíveis (Semci) da Justiça Federal Rio Branco passaram mal devido ao forte e temperatura alta no setor de trabalho. Eles foram encaminhados à enfermaria, na tarde de 18 de fevereiro. A refrigeração no 12º andar do prédio apresenta problemas, segundo os servidores, há pelo menos três anos. O mau funcionamento do aparelho de ar-condicionado e a situação impraticável de trabalho já foram informados à direção do Foro pela coordenação da seção, mas o problema persiste.

Dois servidores lotados na Seção de Controle Mandados Cíveis (Semci) da Justiça Federal Rio Branco passaram mal devido ao forte calor no setor. Eles foram levados à enfermaria, na tarde de 18 de fevereiro. A refrigeração no 12º andar do prédio apresenta problemas há pelo menos três anos. O mau funcionamento do ar-condicionado já foi informado à direção do Foro pela coordenação da seção, mas o problema persiste. Segundo os funcionários – que pediram para não serem identificados – tanto a chefia quanto a coordenação têm se empenhado para solucionar o problema. No total, 180 servidores são lotados na Semci. É a maior seção do Foro da Rio Branco.

Servidores usam ventiladores para tentar fugir do calor

Uma reunião entre a coordenação e a Direção do Fórum (Dirfo) estava marcada para acontecer em 18 de fevereiro, na tentativa de encontrar uma solução. Na intranet, no dia em que os servidores passaram mal, a Dirfo informava em nota aos funcionários que, nos dias 18 e 19 de fevereiro, em decorrência da manutenção de uma das torres de refrigeração do prédio, a temperatura  poderia ficar mais quente.

Porém, os servidores garantem que, as altas temperaturas nada têm a ver com a manutenção anunciada para aqueles dias, pois a falta de refrigeração e o abafamento são recorrentes no 12º andar do Anexo A..

Problema cíclico

A reportagem do Contraponto esteve no local em 18 de fevereiro e constatou o calor excessivo. Basta permanecer, por pelo menos meia hora para o suor deixar roupas e corpos molhados. Uma servidora estava com tanto calor que chegou a jogar água no corpo para se refrescar. Outro paliativo para amenizar o problema vivido pelos trabalhadores da Semci foi comprar quatro ventiladores com dinheiro dos próprios servidores. Mas os aparelhos não dão conta do recado.

“Tem persiana que está quebrada, mas mesmo que a gente tentasse usar, não íamos conseguir porque não tem como permanecer aqui sem abrir as janelas. Só temos paz no inverno, mas é devido frio. Agora no verão, está insuportável”, contou o oficial de justiça, Isaías Ximenez.

De fato, a maior parte das janelas e persianas é aberta pelos servidores na tentativa de refrescar o grande salão e as outras duas salas anexas. Mas à tarde, o sol invade e a medida se torna ineficaz. Muitos funcionários trabalham com a luz do sol direto nas costas e pernas. A sensação é de se estar em uma sauna. Foi no horário da tarde que os dois servidores passaram mal em 18 de fevereiro.

 

Roberto Ponciano sentado na mesa de trabalho com o calor de companhia.

“Estamos com esse problema há tanto tempo aqui no 12º andar que a falta de refrigeração já se tornou até anedota. Brincamos que demonstração de amizades efusivas está proibida por pura e espontânea pressão climática”, descreve o diretor do Sisejufe Roberto Ponciano, lotado no setor.

 

O diretor afirma que, seguidas vezes, a coordenação da Semci já pediu o conserto dos aparelhos de ares-condicionados, mas nada é resolvido de forma definitiva. “Nada é feito, enquanto isso, se nós fecharmos a persiana, morremos cozidos aqui pelo sol”, diz Ponciano.

A situação do não funcionamento de forma eficiente do sistema de refrigeração no 12º andar do prédio da JF Rio Branco não é nova ou temporária. O problema se arrasta há mais de três anos e foi noticiado pelo jornal do sindicato em janeiro 2011 (Edição nº 34).

“Enquanto servidores das varas vão agora até trabalhar de casaco devido ao bom funcionamento do ar condicionado, nós aqui passamos uma situação de calor que só Deus, viu! Aqui a sensação térmica é de Rio 80° graus!”, descreve um servidor – que pediu para não ser identificado.

No elevador, uma funcionária do 9º andar confirma que a refrigeração do 12º andar do prédio do Foro sempre apresenta problemas. “Nossa eu passava um sufoco aqui ainda mais durante a gravidez. Como passei mal. Agora, nas varas, deu uma boa melhorada, mas aqui no 12º andar, só Jesus! É insuportável”, conta a servidora.

 

Texto e fotos Tatiana Lima – Imprensa Sisejufe

 

Últimas Notícias