Os Quintos foram pautados para a sessão de hoje no Supremo Tribunal Federal (STF). A informação nos chegou ontem a noite, dia 17/10. Em nova tentativa de impor mais um golpe nos servidores, o ministro Gilmar Mendes, ao final da tarde, pautou a matéria em Lista. Os processos em lista são lidos antes da pauta ordinária. O relator faz a leitura e se não houver pedido de vista, ou ninguém destacar, é aprovado no conjunto, junto com outros processos.
O julgamento dos embargos, hoje, a partir das 14h, dependerá da leitura que o ministro Gilmar fará na hora do julgamento. Pode ser julgado em lista? Sim. Mas, caso não seja favorável aos servidores, ministros pedirão vistas. O trabalho de convencimento de ministros do STF vem sendo feito e eles foram orientados, inclusive por suas equipes técnicas a pedirem vistas, caso Gilmar, em sua leitura, seja contrário aos judiciários.
Segundo Lucena Pacheco, dirigente do Sisejufe, que já se encontra em Brasília para acompanhar a questão, “ninguém será apanhado de surpresa desta vez. O foco é a segurança jurídica. A maioria dos ministros não apoiou a quebra da segurança jurídica”. Importante lembrar que o Sisejufe acompanhou de perto essa discussão e, inclusive, trabalhou nos bastidores para garantir decisão favorável para a categoria.
Informação em tempo real
14h – Segundo Lucena Pacheco, que está em Brasília acompanhando o desenrolar da questão no STF, a assessora da ministra Carmen Lucia, presidente do STF, informou que a ministra não vai chamar nenhum processo da Lista, hoje.
Pelas considerações de representantes de outras entidades que estão em Brasília, as partes não foram intimadas e não houve publicação da pauta com a antecedência de cinco dias, contrariando o novo Código de Processo Civil (CPC), o que torna irregular o julgamento.
18h26 – Lucena acaba de informar que a sessão foi encerrada e a matéria dos Quintos não foi apreciada. Segundo ela, “isso foi fruto das articulações feitas pelos dirigentes sindicais que estiveram em Brasília durante os meses de setembro e outubro”.
Na próxima terça-feira, 24 de outubro, o processo terá cumprido os requisitos para ser apreciado.