Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Proposta orçamentária do Sisejufe para 2025 é aprovada em assembleia geral

Majoração da mensalidade também foi referendada pelos sindicalizados e sindicalizadas

Os servidores e servidoras do Judiciário Federal do Rio de Janeiro aprovaram, por ampla maioria (91,23% dos votos), nesta quarta-feira (27/11), a proposta orçamentária do Sisejufe para 2025, com majoração da mensalidade. Votos contrários representaram 7% e abstenção 1,75%. A mensalidade passa de 1,5% para 1,6% sobre o vencimento básico.

A reunião aconteceu em formato on-line, pela plataforma Zoom, e foi conduzida pela presidente Lucena Pacheco Martins (também coordenadora-geral da Fenajufe); o vice-presidente Ricardo Quiroga; e o secretário de Administração, Gestão de Pessoas e Patrimônio, Valter Nogueira Alves.

Saiba os detalhes:

Lucena abriu a reunião agradecendo a participação das servidoras e servidores. “Teremos muitos desafios pela frente. Vamos seguir juntos com a responsabilidade e a determinação de construir a luta em 2025”, reforçou.

Lucena explicou que essa é a primeira assembleia geral ordinária somente de aprovação do orçamento, após a mudança estatutária do Sisejufe. De acordo com o artigo 11º do novo estatuto do sindicato, a deliberação sobre balanço financeiro e patrimonial da entidade e a análise do parecer do Conselho Fiscal acerca das contas do exercício devem ser realizadas até 31 de março de cada ano; já o orçamento para o ano seguinte e o percentual de contribuição da mensalidade sindical devem ser deliberados até o final de novembro de cada ano.

A dirigente destacou que o planejamento estratégico e orçamentário é fundamental para organizar a luta e alcançar os objetivos que são traçados. “Por meio desse planejamento conseguimos alinhar nossas ações, definir as prioridades e garantir, dessa maneira, os recursos disponíveis para que eles sejam utilizados de forma eficiente e sempre em benefício da categoria. O Sisejufe também oferece os serviços, convênios para educação, saúde, a Sede Campestre, a casa do alto…”, disse a presidente do sindicato, lembrando ainda das ações articuladas que estão permitindo o avanço do anteprojeto de reestruturação e valorização da carreira no CNJ e STF.

O vice-presidente Ricardo Quiroga chamou atenção para o fato de que a mensalidade sindical é que permite à entidade conduzir as lutas e oferecer benefícios aos servidores e servidoras.

Valter Nogueira reiterou a importância da mudança que veio com o novo estatuto: “antes a gente executava um terço do orçamento, praticamente, para depois aprovar as contas. Então, o novo Estatuto traz essa inovação. Ele criou essa assembleia, que acontece em novembro, para que a categoria decida sobre o orçamento da sua entidade para o próximo período. Isso é importante porque você separa a prestação de contas da previsão orçamentária”.

O diretor lembrou que através da contribuição dos sindicalizados e sindicalizadas é possível tocar a luta sindical. “Quem acompanha a lida desse sindicato, a lida da Federação, vê que semanalmente, diariamente, as nossas guerreiras estão lá em Brasília, nos tribunais superiores, nos conselhos, no Congresso Nacional e graças à ação das nossas entidades sindicais que a gente conseguiu entregar as propostas que estão sendo discutidas no âmbito dos tribunais e conselhos superiores”, afirmou, mencionando também a conquista do reajuste dos auxílios saúde, alimentação e pré-escolar, que não eram reajustados há anos.

Em seguida, o gerente financeiro do sindicato, Marcelo Nobile, apresentou, em detalhes, a proposta de orçamento para 2025. Nobile explicou que, além da previsão de gastos, há a previsão de um fundo de reserva e de um valor que precisa ficar em caixa para custear a assistência funeral, benefício que o sindicato oferece desde 2023 aos sindicalizados e sindicalizadas neste momento tão difícil da vida, que é a perda de um ente familiar. O secretário Valter complementou algumas informações sobre a previsão de gastos e abriu a assembleia para esclarecer as dúvidas dos sindicalizados e sindicalizadas.

Após as falas, houve a votação e a proposta orçamentária para 2025 foi aprovada com majoração da mensalidade, por ampla maioria, como informamos anteriormente.

A presidente Lucena Pacheco agradeceu a participação de todas e todos e o compromisso com a construção coletiva. “A gente está aqui para ouvir cada um de vocês e para atuar em favor da categoria, cada ideia e cada ponto que são trazidos aqui só nos fortalecem. O sindicato somos todos nós”, enfatizou.

O último momento da assembleia foi dedicado ao diálogo sobre questões gerais de interesse da categoria.

Últimas Notícias