Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Primeiro dia de aula do nosso Curso de Formação Sindical; veja como foi

No sábado, 13/04, começou o Curso de Formação Sindical que o Sisejufe realizará ao longo dos próximos meses.

O historiador Eduardo Tadeu Pereira, professor que dará as aulas, comentou sobre a proposta do curso: “Fiquei muito contente ao receber o convite do Sisejufe para ministrar esse curso porque acho que a ação sindical necessita de uma compreensão da realidade na qual o sindicato, os sindicalistas, as sindicalistas estão atuando. Então, acho que a formação para os dirigentes, para os delegados, para a base do sindicato é sempre essencial. A ideia é que esse curso dê ferramentas, instrumentos, para que os militantes, a diretoria, os delegados e as delegadas de base possam analisar a realidade para ver a melhor forma de agir na conjuntura e no Brasil no tempo em que estamos vivendo”.

O professor Eduardo Tadeu entre a presidente Lucena Pacheco Martins (à esquerda) e entre a diretora Vera Pinheiro (à direita)

Nesse primeiro dia de aula, o professor trouxe como tema “A organização da sociedade em Classes” e comentou dois textos previamente passados aos alunos: duas poesias de Bertholt Brecht e o primeiro capítulo do Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels.

Para deixar os alunos bem à vontade e instigá-los ao debate, Eduardo fez questão de frisar à turma que a proposta das aulas é de que elas sejam dialogais e de muita troca.

O representante de base Paulo Schleder, agente de polícia judicial do TRT de Macaé, elogiou bastante a iniciativa do curso: “É a primeira vez que participo de um curso de formação sindical e posso dizer que amei. Muito legal essa iniciativa do Sisejufe. Fundamental essa oportunidade que todos estamos tendo. Achei a aula sensacional. Essa clareza sobre a nossa sociedade, suas relações e implicações é algo incrível. Já me abriu bem os horizontes e estou ansioso para as próximas aulas”, disse Paulo.

Lucilene Lima, aposentada do TRT1, representante de base e ex-diretora do Sisejufe, também gostou muito da aula: “Todos nós precisamos nos atualizar, sempre. Estudar, conhecer, se informar. Fundamental o sindicato voltar a oferecer um curso de formação sindical. Já participei de alguns e é sempre muito enriquecedor, tanto pelo que se aprende quanto pelas trocas feitas entre todos da turma. Estou animada”.

O representante de base Abílio Fernandes, analista judiciário do TRF2, elogiou o professor e afirmou que considera fundamental que os sindicatos façam, regularmente, cursos de formação sindical: “O aprendizado político é uma construção, uma caminhada. Precisa ser estimulado, encorajado e, de preferência, constante. Gostei muito dessa primeira aula e espero ver sala cheia em todas as aulas que tivermos. É isso, pessoal. Vamos participar!”

Formado em Letras e em Direito, Alexandre Arthur Pinheiro, de 30 anos, é tradutor e filho de Vera Pinheiro, diretora do Sisejufe. Ele era um dos mais animados com a aula e fez questão de comentar: “Em casa, ouvi minha mãe ao telefone falando sobre a proposta do curso e na hora me interessei. Vim como convidado dela e agora, terminada a primeira aula, vejo que fiz a escolha certa de me inscrever para participar. Quando mais jovem, nunca me interessei por essas discussões, mas já mais velho, ao ingressar no mercado de trabalho, percebi as injustiças e dificuldades que afetam a todos nós, em maior ou em menor grau. Por conta própria, iniciei umas leituras e estou tentando entender melhor as coisas. Com o curso, nossa, tudo fez ainda mais sentido. Sinto que tenho muito a aprender e estou bem animado. Hoje, já mais velho, começo a enxergar a importância disso que sempre vi dentro de casa: a participação sindical e política das pessoas.”

A diretora Vera Pinheiro e o filho, Arthur. Os dois estão fazendo o curso de Formação Sindical do Sisejufe

Por volta das 13h, terminou a primeira aula. A próxima já tem data marcada: será dia 18/05 e será realizada de forma online.

O curso

O curso, ministrado pelo professor Eduardo Tadeu Pereira, tem como objetivo proporcionar contato e debate sobre elementos essenciais para a compreensão da realidade brasileira em que atuam. Ele é composto de 4 módulos, com 9 encontros formativos e 18 aulas ao todo, sendo algumas aulas presenciais e outras por meio virtual.

As aulas acontecerão um sábado por mês, das 9h30 às 12h30, com intervalo de 10 minutos. Um sábado será encontro presencial; no outro, será encontro virtual e vamos intercalando assim até o fim do curso.

Entre outros temas, o curso abordará o funcionamento da nossa sociedade; a história do sindicalismo no Brasil; estratégia e tática da análise de conjuntura; sindicalismo hoje, no Brasil e no mundo etc

O professor

Eduardo Tadeu Pereira é historiador (PUC/SP, 1986), Mestre e Doutor em Educação (Unicamp, 2007), com Estágio de Doutoramento na Universidade de Coimbra/Portugal (2003). Foi professor visitante na UNIFESP, Campus Osasco (EPPEN – Escola Paulista de Política, Economia e Negócios).

 

Sisejufe lamenta a morte do sindicalista Paulo Rios, SISEJUFEFortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias