Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Prestação de contas do Sisejufe é aprovada por ampla maioria, em assembleia geral

Reunião aconteceu em formato virtual, pela plataforma Zoom, no dia 26 de março; foi a primeira prestação de contas após a mudança estatutária, avaliada separadamente da previsão orçamentária, que já ocorreu em novembro passado

Os servidores e as servidoras do Judiciário Federal no Rio de Janeiro aprovaram, por ampla maioria, em Assembleia Geral, na noite de quarta-feira, 26 de março, a Prestação de Contas do Sisejufe do ano de 2024.

A reunião aconteceu de forma online, pela plataforma Zoom, e foi conduzida pela presidente do sindicato, Lucena Pacheco Martins, que é também coordenadora-geral da Fenajufe. Foram chamados para compor a mesa o secretário de Administração, Gestão de Pessoas e Patrimônio, Valter Nogueira; o vice-presidente Ricardo Quiroga; o secretário de Finanças, Ronaldo das Virgens; e a secretária-geral Maria de Oliveira.

Lucena destacou, na fala de abertura, a importância da assembleia ao lembrar que o dinheiro da contribuição dos sindicalizados é utilizado para defender a categoria, apoiar as mobilizações, promover as ações de valorização e a manutenção da estrutura e do funcionamento do sindicato. “A questão da prestação de contas é mais do que uma exigência legal e estatutária”, enfatizou.

A dirigente deu um exemplo de vitória recente que se tornou possível devido ao protagonismo do Sisejufe, em conjunto com a Federação e demais entidades. “Saiu a portaria conjunta reajustando o auxílio-alimentação para R$ 1.784,00, e isso foi uma conquista. É a partir desses recursos que a gente recebe aqui no sindicato, da contribuição de cada mensalidade, de cada sindicalizado e sindicalizada, que a gente tem essa possibilidade de desenvolver o nosso trabalho”, reforçou, acrescentando que, além da atuação política e institucional (lutas em defesa dos direitos da categoria), o sindicato tem ainda os gastos fundamentais para a atuação jurídica e os investimentos na parte administrativa.

Lucena completou: “tudo isso está inserido nessas contribuições e por isso a importância de a gente trazer aqui nesse dia, para que todos e todas acompanhem de perto o planejamento e a execução dessas questões. Ao demonstrar que a gestão financeira está sendo feita com responsabilidade e eficiência, dentro do que foi orçado nós, diretores e diretoras do sindicato, reafirmamos esse nosso compromisso com a ética, a legalidade e a confiança da categoria. E, assim, a gente constrói esse Sisejufe sólido”.

O secretário de Administração, Gestão de Pessoas e Patrimônio, Valter Nogueira, destacou a importância de ser a primeira assembleia de prestação de contas após a mudança estatutária e que agora as contas passadas são separadas da previsão orçamentária. “Isso é importante porque antes o sindicato aprovava uma previsão orçamentária já com as despesas sendo executadas. Agora, os gastos passados ficam separados da previsão futura”, afirmou.

Valter agradeceu a todos e a todas por terem participado dessa atividade extremamente relevante para conhecer e reforçar os investimentos e gastos.

Contas detalhadas

Em seguida, João Matheus, do setor Administrativo-Financeiro do Sisejufe, apresentou as contas do ano de 2024 do sindicato. Detalhou todo o movimento financeiro e contábil, explicando as receitas e as despesas.

O funcionário explicou que, além dos gastos com a luta sindical, é importante mostrar o quanto o sindicato gasta para trazer benefícios para o sindicalizado e para a categoria de uma forma geral.

Ele reiterou que o sindicalizado conta com assistência jurídica, plano de saúde, plano odontológico, sede campestre, casa do alto e convênios, que agora são unificados em uma única plataforma por meio do Sisejufe Clube de Vantagens; há ainda os cursos de informática para aposentados, teatro, coral, percussão, convênio Wellhub e assistência funeral.

João mostrou como faz o controle do financeiro – gastos orçados e realizados – com uma plataforma que tem controle rígido e eficiente.

O gerente financeiro Marcelo Nobile detalhou despesas e receitas; enfatizou que nos departamentos que ultrapassaram os gastos previstos houve remanejamentos, que foram cobertos pelos departamentos ou secretarias que não utilizaram o total de verba. Marcelo disse que o resultado final respeitou o orçamento que estava previsto para 2024 e houve saldo positivo nas contas finais.

Contas aprovadas

Beth Fontes, presidente do Conselho Fiscal, leu o parecer relativo à prestação de contas, recomendando à assembleia geral a aprovação das contas de 2024.

Após toda essa etapa, Lucena iniciou o processo de votação. Depois de esclarecidas as dúvidas das sindicalizadas e dos sindicalizados, por ampla maioria, os servidores aprovaram a Prestação de Contas do Sisejufe do ano de 2024.

Ao final, a presidente do sindicato agradeceu aos membros do Conselho Fiscal por ajudarem a manter as contas e por garantirem a aplicação dos recursos dos servidores e servidoras da melhor forma possível. “Obrigada a vocês por esse trabalho, que eu sei que é gigantesco, acompanhar cada conta dessas, cada nota fiscal… E gostaria também de agradecer aos funcionários e funcionárias do Sisejufe que nos apoiam todo o tempo para a realização deste trabalho. Muito obrigada a todos e todas vocês, servidoras e servidores que estão aqui nesta assembleia”, concluiu.

Últimas Notícias