Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

PRESIDENTE DO TRF se reúne com agentes de segurança judiciária

PRESIDENTE DO TRF se reúne com agentes de segurança judiciária, SISEJUFE

Encontro teve como tema a atuação dos servidores em serviço

O presidente do TRF2, André Fontes, conversou com os agentes de segurança sobre o que ele espera da atuação desses servidores no desempenho de suas atribuições nos diversos locais onde desempenham suas funções. O encontro, realizado no TRF2 nessa segunda-feira (01/10), foi motivado pela detenção da advogada negra Valéria Santos no início de setembro. Ela foi algemada no exercício de sua profissão durante uma audiência no 3˚Juizado Especial Criminal em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, por policiais militares que atuavam na segurança do foro. O desembargador pediu capacidade de diálogo, discernimento e controle dos agentes, especialmente em relação às crianças, advogadas, e mulheres em geral, inclusive LGBTI+.

PRESIDENTE DO TRF se reúne com agentes de segurança judiciária, SISEJUFEO presidente do Sisejufe, Valter Nogueira Alves, reivindicou a necessidade da Presidência do tribunal normatizar as atribuições, definindo protocolos e procedimentos para que os agentes de segurança tenham um padrão de atuação no desempenho de suas funções. Sugeriu ainda um prazo para a entrega do documento que, no seu entendimento, deveria estar concluído até o fim do ano. Ficou acertado que os gestores de segurança do TRF e da Primeira Instância irão formular uma proposta.

Ainda durante a reunião, foram apresentados os novos equipamentos de segurança adquiridos pelo tribunal, como coletes, armas não letais, algemas, espargidores de pimenta e tonfas retráteis. Para o presidente do Tribunal, esses instrumentos devem ser utilizados como forma de dissuadir quem não está agindo de forma adequada. “Protestos não devem ser reprimidos. Quando bem feitos, são o caminho da civilidade, pois evitam atos de violência.”

 

Últimas Notícias