Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Por orientação da Fenajufe, Sisejufe cobra STF e CNJ que atue nas pautas urgentes da categoria

Sindicato e Federação reivindicam servidoras e servidores no orçamento de 2026 com AQ, recomposição e reestruturação

Cumprindo a orientação da Fenajufe, o Sisejufe protocolou ofícios ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e ao conselheiro Guilherme Feliciano, coordenador do Fórum Permanente de Gestão da Carreira no CNJ, para reafirmar um recado direto: servidoras e servidores do Judiciário não aceitarão ser deixados de fora do orçamento de 2026.

A cobrança é clara: garantir, já na Lei Orçamentária Anual, os recursos necessários para assegurar o pagamento do novo Adicional de Qualificação (AQ) ainda em 2025; o reajuste emergencial de 15,93% em janeiro de 2026 (5% no VB + GAJ 165%); e o início da reestruturação da carreira, com foco na redução das desigualdades salariais entre os cargos e no reconhecimento das atribuições exercidas.

Esses eixos foram construídos coletivamente, com base em dados técnicos e deliberações da categoria, e consolidados pela Fenajufe como proposta consensuada. A proposta da Administração, de apenas 8% de reajuste em julho de 2026 e adiamento do AQ, não apenas representa retrocesso, como rompe compromissos firmados e desrespeita a negociação coletiva.

Momento de unidade e pressão

No dia 6 de agosto, servidoras e servidores de todo o país estarão mobilizados. Em Brasília, o ato nacional em frente ao STF vai ecoar a força da categoria. E para ampliar a participação em todo o país, o Sisejufe e sindicatos parceiros realizarão uma sala virtual de mobilização, conectando colegas de todos os estados e ramos da Justiça.

“Será o momento de mostrar que nossa voz é nacional, coletiva e inadiável. Será o momento de levantar, mais uma vez, nosso copo de leite como símbolo da resistência, da força dos que sustentam a Justiça e dos que não recuam quando direitos estão ameaçados. O orçamento de 2026 precisa ser o orçamento da valorização. E vamos lutar por isso com firmeza, com unidade e com mobilização em todos os cantos do país”, afirma Lucena Pacheco Martins, presidenta do Sisejufe.

Servidoras e servidores do Judiciário Federal:

O futuro da nossa carreira depende da força do nosso agora. Participe. Mobilize. Pressione.

 

Últimas Notícias