A Fenajufe realizou a primeira reunião de planejamento estratégico desta gestão nesse final de semana (12 e 13 de julho). Na ocasião, as coordenadoras(es) eleitas (os) para o triênio 2025/2028 estiveram presentes.
No encontro, as coordenações temáticas apresentaram propostas de ações que serão desenvolvidas ao longo da atual gestão, considerando o cenário de conjuntura, prioridades de atuação e as deliberações do 12º Congrejufe.
No primeiro dia (12/7), a reunião teve início com as apresentações do trabalho das assessorias da Federação, sendo, assessoria jurídica, (AJN- Cezar Britto Advocacia), parlamentar (Consillium Assessoria) e de Assuntos Institucionais, representada respectivamente pela advogada Larissa Awwad, Lucas Pinheiro e Alexandre Marques. A assessora técnica, Vera Miranda, colaborou com a organização e coordenação da reunião.
A mesa de conjuntura teve participação da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), do advogado Cezar Britto e do consultor legislativo, Wladimir Nepomuceno. O planejamento estratégico ocorre a cada nova da gestão como processo avaliativo e construtivo das ações que serão desenvolvidas, executadas ou articuladas com base nas deliberações do Congrejufe.
Comissão de ética
Em reunião extraordinária, no dia 13, a diretoria executiva deliberou pela criação da Comissão Permanente de Ética Sindical, para apurar possíveis inobservâncias aos princípios previstos no estatuto da Federação ou às deliberações Executiva, Plenária Nacional ou Congresso da categoria.
A comissão de ética analisará se as abstenções de coordenadoras da Fenajufe na votação da plenária do Fórum de carreira, ocorrida no dia 9 de julho, infringiram o Art. 31-A do estatuto frente à decisão do Conselho Deliberativo de Entidades da Federação (CDE) no dia 25 de junho.
A deliberação buscou atender solicitações dos sindicatos de base, Sintrajufe/CE; Sintrajurn/RN; Sinpojufes/ES, Sindjufe/MS e Sinjuspar/PR, que questionaram, de forma oficial a questão citada.
As atividades propostas pelas coordenações para 2025 e primeiro semestre de 2026, formam definidas no seguinte calendário:
2025
23 e 24 /08- Encontro Nacional dos Técnicos; Econtec
06 e 07/09– Encontro Nacional de Servidores da Justiça Eleitoral; Eneje
04 e 05/10 – Coletivo Nacional de Analistas – CONAN
18 e 19/10– Encontro dos servidores em Tecnologia da Informação – TI;
23 a 25/10 – Coletivo Jurídico – Colejur;
08 e 09 /11 – Coletivo de Aposentados; – Conap
22e 23/11 – Pretas e Pretos;
24/11 – Curso de letramento racial do CNJ;
25/11 – Participação na II Marcha das mulheres negras em Brasília;
29 e 30/11 – Coletivo Oficiais de Justiça – Cojaf;
06 e 07/12 – Encontro de Mulheres;
13 e 14/12 – Encontro de Carreira;
2026
Fevereiro – Encontro de saúde – Consaúde
21 e 26/03 – Encontro de comunicação,
XXV – Plenária Nacional da Fenajufe.
Caso haja alteração nas datas, a Federação informará aos sindicatos com antecedência prévia.
Fonte: Fenajufe