Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

PL 3084/2025 Fenajufe convoca sindicatos a enviarem representantes a Brasília para intensificar a luta pela aprovação do adicional de qualificação

A Fenajufe encaminhou ofício aos sindicatos de base nesta quarta-feira (13/8) convocando-os a enviarem representantes a Brasília, todas as terças e quartas-feiras, para intensificar a pressão junto aos parlamentares no Congresso Nacional pela aprovação do Projeto de Lei nº 3084/2025, que modifica a Lei 11.416/2006, e atualiza as regras e percentuais do Adicional de Qualificação (AQ) das servidoras e servidores do Judiciário Federal.

Após a articulação política da Federação, o Requerimento de Urgência ao PL 3084 (REQ nº 3030/2025), de autoria do deputado Rafael Prudente (MDB/DF), alcançou as assinaturas necessárias e atualmente aguarda inclusão na pauta do Plenário, conforme previsto no art. 155 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Entretanto, a Fenajufe busca, junto às lideranças, determinar qual estratégia é a mais adequada frente à atual conjuntura política: pautar o projeto primeiro nas comissões ou levá-lo diretamente ao Plenário.

Nessa quarta-feira (13/8), inclusive, houve reunião da Fenajufe com o deputado Alencar Santana (PT – SP), líder do governo em exercício, sobre o tema. Na ocasião, o parlamentar sinalizou que buscará intermediar uma reunião com o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), para tratar diretamente da pauta e reforçar a importância da celeridade na tramitação do PL 3084/2025.

A mobilização nacional convocada pela Fenajufe já está dando resultado, apesar de as demandas das trabalhadoras e trabalhadores não ser a pauta prioritária do Congresso Nacional, que atua em prol de outros interesses. O AQ é uma medida de valorização fundamental aos servidores e servidoras e a aprovação do projeto significa o reconhecimento ao trabalho essencial que a categoria desempenha. Diante disso, a Federação reforça a necessidade de manter a pressão sobre líderes, vice-líderes e demais deputados, tanto em Brasília quanto nos Estados.

Leia o ofício na íntegra e veja as orientações AQUI.

Além do AQ, a Federação e os sindicatos de base antecipam, junto aos parlamentares, a luta das servidoras e servidores do PJU e MPU pelo reajuste salarial de 2026, pela implementação da reestruturação da carreira e por outras pautas importantes, para que, quando chegarem ao Legislativo, recebam a devida atenção.

Para auxiliar as servidoras e servidores, a Fenajufe elaborou uma lista com os nomes dos parlamentares, confira:

📌 Líderes

  • Dep. Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL) – Líder do MDB
  • Dep. Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) – Líder do PL
  • Dep. Pedro Campos (PSB-PE) – Líder do PSB
  • Dep. Mário Heringer (PDT-MG) – Líder do PDT
  • Dep. Gilberto Abramo (Republicanos-MG) – Líder do REPUBLICANOS
  • Dep. Talíria Petrone (PSOL-RJ) – Líder do Fdr PSOL-REDE
  • Dep. Lindbergh Farias (PT-RJ) – Líder do Fdr PT-PCdoB-PV

📌 Líderes que não assinaram

  • Dep. Luis Tibé – Líder do Bloco Avante, Solidariedade, PRD
  • Dep. Adolfo Viana – Líder da Federação PSDB/Cidadania
  • Dep. Marcel van Hattem – Líder do NOVO
  • Dep. Doutor Luizinho – Líder do PP
  • Dep. Pedro Lucas Fernandes – Líder da UNIÃO
  • Dep. Fred Costa – Líder do PRD
  • Dep. Rodrigo Gambale – Líder do Podemos
  • Dep. Neto Carletto – Líder do Avante
  • Dep. Antonio Brito – Líder do PSD

📌 Outros deputados

  • Dep. Rafael Prudente (MDB-DF)
  • Dep. Raimundo Santos (PSD-PA)
  • Dep. Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR)
  • Dep. Murillo Gouvea (União-RJ)
  • Dep. Daniel Almeida (PCdoB-BA) – (Federação| PT-PCdoB-PV)
  • Dep. Capitão Augusto (PL-SP)
  • Dep. Vicentinho (PT-SP) – (Federação| PT-PCdoB-PV)
  • Dep. Lucas Ramos (PSB-PE)
  • Dep. Ricardo Ayres (Republicanos-TO)
  • Dep. Delegado da Cunha (PP-SP)
  • Dep. Robério Monteiro (PDT-CE)
  • Dep. João Maia (PP-RN)
  • Dep. Romero Rodrigues (Podemos-PB)
  • Dep. Luiz Gastão (PSD-CE)
  • Dep. Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ)

Fonte: Fenajufe

Últimas Notícias