Até o dia 30 de abril, a exposição Pele Preta pode ser visitada no hall dos elevadores do anexo II da Justiça Federal Rio Branco, das 11 às 18h. Na mostra, é traçada uma linha temporal por meio da luta, do trabalho, da produção cultural e da militância de 31 mulheres negras que, em seu tempo e em sua área de atuação, produziram avanços e transformação social.
As hachuras e grafites são obras das artistas plásticas Bela Pinheiro e Izadora Neves. Entre as homenageadas, estão Ângela Davis, Conceição Evaristo, Dandara, Jaqueline de Jesus, Marielle Franco, Mercedes Baptista e Tia Maria do Jongo. Também foram retratadas as diretoras do Sisejufe Lucilene Lima e Neli Rosa e as juízas Adriana Cruz e Angelina Costa.
O objetivo do Sisejufe com a exposição é falar do direito à vida, à liberdade, à dignidade, ao voto, a igualdade de oportunidades, ao acesso à educação, saúde, habitação e de políticas públicas afirmativas e de reparação para a promoção da igualdade racial.
A exposição itinerante teve como sua primeira casa o Foro Marilena Franco, durante o Mês da Consciência Negra, em novembro do ano passado.