Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Novidades marcam reunião mensal do DAP

Novidades marcam reunião mensal do DAP, SISEJUFE
Curso de informática ganha novos horários e departamento muda a coordenação

O curso de informática oferecido pelo Departamento de Aposentados e Pensionistas (DAP) do Sisejufe está abrindo novas turmas e horários em 2015. As aulas, gratuitas, agora poderão ser feitas de segunda a sexta-feira e não mais somente terças e quartas-feiras. A novidade foi anunciada na primeira reunião do ano do DAP, que aconteceu na tarde da última terça-feira, 24 de março, no auditório do sindicato.

O encontro, que ocorre tradicionalmente na última terça-feira do mês, foi antecipado em uma semana, por conta do feriado de Páscoa. A coordenadora do Departamento, Lucilene Lima, deu as boas-vindas aos presentes e convidou o presidente do Sisejufe, Valter Nogueira Alves, para informar aos sindicalizados o andamento dos projetos de interesse da categoria. O presidente explicou que o PL 7920 está em um momento favorável, caminhando para a aprovação, mas como o reajuste não foi incluído no Orçamento de 2015, a perspectiva é que os servidores comecem a receber o aumento a partir de 2016.

Valter disse que a decisão do STF de negar pagamento de quintos aos servidores em funções comissionadas não deve afetar a categoria judiciária já que a lei e a jurisprudência não permitem a retirada de incorporações. O dirigente sindical falou ainda sobre a vitória do Sisejufe no julgamento dos 14,23% no TRF1, em Brasília. O diretor Edson Mouta convidou os sindicalizados aposentados a se engajarem na luta sindical, participando, inclusive das delegações que viajam para a capital federal.

A assessora política Vera Miranda disse que, além da campanha salarial, o sindicato trabalha no Congresso com outras pautas que possam favorecer os servidores, incluindo os aposentados. “Estamos monitorando as janelas de oportunidades. Estamos tentando retomar a PEC 555, que acaba com a contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas.  Queremos investir nas pautas que focam no aumento dos direitos”, disse.

Vera prometeu trazer o assessor parlamentar Alexandre Marques para a próxima reunião do DAP. E anunciou que este será um ano de muitos projetos nas áreas de saúde e cultural. Uma das novidades será a realização da Caminhada da Primavera, em setembro.

Após o bate-papo, a servidora do TRF2 Glória Horta declamou poemas de seu livro Sexo Urbano. Ao final do evento, emocionada, a diretora Lucilene Lima passou a coordenação do departamento para o diretor Denison Ramos.

Últimas Notícias