Diante dos recentes acontecimentos que culminaram na decretação de prisão domiciliar do ex-presidente da República Jair Bolsonaro, o Sisejufe – Sindicato das Servidoras e Servidores da Justiça Federal no Estado do Rio de Janeiro – reafirma seu compromisso com a legalidade, o Estado Democrático de Direito e a independência dos Poderes da República.
É dever de toda sociedade zelar pela integridade das instituições democráticas. Ataques sistemáticos ao Supremo Tribunal Federal e a seus ministros, como os que vêm sendo apurados, não representam liberdade de expressão, mas sim tentativas graves de intimidação, desestabilização institucional e afronta à soberania nacional.
O Sisejufe expressa apoio à atuação firme do Poder Judiciário no cumprimento de seu papel constitucional de garantir justiça, preservar a ordem democrática e proteger a sociedade contra práticas golpistas e autoritárias.
Ao mesmo tempo, reiteramos nosso irrestrito respeito às servidoras e aos servidores da Justiça Federal e de todo o Poder Judiciário da União, profissionais que, mesmo diante de pressões e contingenciamentos, seguem sustentando com ética e responsabilidade o funcionamento da Justiça em nosso país.
Conclamamos o Parlamento brasileiro a respeitar os limites de sua competência e a rejeitar qualquer tentativa de retaliação institucional contra ministros ou magistrados que, no estrito cumprimento da Constituição e das leis, atuam para garantir a responsabilização de quem atenta contra o Estado de Direito.
Defender o Judiciário e seus servidores é defender a Democracia.
Rio de Janeiro, 5 de agosto de 2025.
Sisejufe – Sindicato das Servidoras e Servidores da Justiça Federal no Estado do Rio de Janeiro