Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Nesta quinta-feira (29/4), tem início a jornada de formação sobre saúde dos trabalhadores

Sisejufe vai retransmitir debate do Sintrajufe/RS, às 18h30, com painel sobre assédio moral e sexual no trabalho. Jornada irá até 2 de junho

A jornada de formação em saúde e no trabalho “A saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras ameaçada: trabalhar sim, adoecer não”, promovida pelo Sintrajufe/RS, será retransmitida pelo Sisejufe. A atividade terá início nesta quinta-feira (29/4), às 18h30min. Com o tema “Prevenindo e enfrentando o assédio moral e sexual no trabalho”, o painel de abertura contará com a participação da médica e professora Margarida Barreto, uma das precursoras, no Brasil, em estudos sobre assédio moral no trabalho.

A jornada, por videoconferência, vai até 2 de junho, com eventos semanais. Todos os encontros serão abertos ao público geral, que poderá acompanhar pelo canal do Sisejufe no Youtube e na página no Facebook. Haverá emissão de certificado de participação; o formulário será disponibilizado aos participantes durante o evento.

A série de debates visa proporcionar discussões e reflexões sobre questões relativas à saúde e relações de trabalho no momento atual, no mundo do trabalho de modo geral e, especificamente, no Judiciário Federal e no Ministério Público da União (MPU).

A coordenadora da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual e conselheira do CNJ, desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região Tânia Reckziegel, fará uma participação.

Prevenindo e enfrentando o assédio moral e sexual no trabalho

No painel do evento de abertura, Margarida Barreto abordará o tema “Prevenindo e enfrentando o assédio moral e sexual no trabalho”. O assédio moral e sexual é uma prática comum no ambiente de trabalho. Na maioria dos casos, o assediador é chefe direto da pessoa que sofre o assédio, alguém que ocupa cargo superior na hierarquia ou colega de trabalho.

Em entrevista à revista Katálysis Margarida Barreto afirma que “o assédio do trabalho, enquanto humilhação, não é algo novo, porém, nesses últimos 20 anos, vem se intensificando …, eu diria que tem uma relação direta com as mudanças que ocorreram no mundo do trabalho. Hoje, o trabalhador está totalmente voltado para o empenho que lhe é exigido, não somente em relação à jornada de trabalho, mas, atualmente, ele vive em função das metas”.

Sobre a painelista

Margarida Barreto é médica, com mestrado e doutorado em Psicologia. Trabalha, principalmente, com temas como assédio moral no trabalho, humilhações no trabalho, saúde da mulher trabalhadora e condições de trabalho. Atua como professora instrutora do Curso de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e como professora convidada na USP e no Instituto Oscar Freire. É autora, entre outros, dos livros “Assédio moral – Gestão por humilhação”, “Violência, saúde e trabalho, uma jornada de humilhações”, “Do assédio moral à morte de si” (organizadora).

Veja AQUI mais informações sobre a Jornada, temas e painelistas participantes.

Últimas Notícias