Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Na reta final, equipe de trabalho do Rio intensifica articulações no Congresso para garantir quórum no dia 22

A diretora Mariana Líria e as servidores Bruna e Giselli pedem que categoria reforce os apagões locais no dia 22

A diretora Mariana Líria e as servidores Bruna e Giselli pedem que categoria reforce os apagões locais no dia 22

Deputados abordados nesta quarta-feira (16/9) pela equipe de servidoras do Rio de Janeiro confirmaram, após consulta à Mesa Diretora, que haverá votação dos vetos presidenciais na próxima terça-feira (22/9). Existe a possibilidade de o governo tentar esvaziar a sessão, mas sindicatos de todo o país, incluindo o Sisejufe, trabalham intensamente para garantir o quórum e o compromisso dos parlamentares com a derrubada do veto.

O grupo do Rio se mobiliza para levantar o posicionamento e a orientação das bancadas. O PMDB é quem mais pesa neste momento. A diretora do sindicato, Mariana Liria, conversou com alguns deputados e considera importante que o partido no mínimo libere a bancada na votação: “temos expectativa de garantir votos isolados de alguns deputados do PMDB que já se posicionaram pela derrubada do veto.”

O deputado Sergio Zveiter (PSD-RJ) continua buscando a posição do líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani. Zveiter apoia a derrubada do veto, mas não estará em Brasília no dia 22, devido a um feriado judaico. O assessor do parlamentar Fernando Jordão (PMDB-RJ) confirmou apoio à derrubada, independentemente da bancada. Celso Jacob, também peemedebista, seguirá orientação da legenda. O deputado Aureo (SDD-RJ) reafirmou voto pela derrubada e indicou que apoios ostensivos dificilmente serão revertidos, embora tenha ponderado que o cenário está muito difícil. Julio Lopes (PP-RJ) mostrou-se sensível à causa, porém não se comprometeu com voto, nem adiantou a orientação do partido. Mas avalia que possivelmente este não se posicionaria.

Mariana afirma que as articulações em Brasília estão sendo muito produtivas, mas ressalta que toda a categoria precisa se mobilizar no dia 22. “Já são seis semanas consecutivas de trabalho intenso dentro do Congresso Nacional. Os parlamentares estão impressionados com nossa mobilização, muito embora estejam ressaltando a dificuldade do cenário atual. É muito importante que os servidores do Rio reforcem nos seus fóruns e tribunais os apagões do dia 22. Todos temos que chegar juntos nesta reta final”, concluiu.

 

 

 

 

Últimas Notícias