O dia 13 de agosto será um momento decisivo para a luta das servidoras e dos servidores do Poder Judiciário da União. Em todo o país, a categoria se reunirá para cobrar respostas concretas às principais reivindicações que seguem sem encaminhamento. No Rio de Janeiro, o Sisejufe convoca toda a base para participar da mobilização presencial, a partir das 12h, em frente aos tribunais.
A mobilização acontece em um momento de crescente insatisfação da categoria. Após construir coletivamente a proposta de reestruturação da carreira e entregá-la ao Supremo Tribunal Federal (STF), as servidoras e os servidores seguem aguardando providências concretas. Ao mesmo tempo, a manutenção do Veto 45 retirou direitos da categoria, enquanto a regulamentação da negociação coletiva no Poder Judiciário da União permanece sem avanços.
Diante desse cenário, o Sisejufe reforça que o momento exige unidade e participação. A presença de cada servidora e de cada servidor será fundamental para demonstrar que a categoria está mobilizada e disposta a cobrar valorização, respeito e compromisso institucional.
Participe e fortaleça a mobilização presencial
No Rio de Janeiro, as atividades ocorrerão a partir das 12h, nos seguintes locais:
- TRF2 – Avenida Acre;
- TRT-1 – Fórum da Lavradio;
- Justiça Federal – Avenida Almirante Barroso;
- Justiça Federal – Avenida Rio Branco (CCJF);
- TRE-RJ.
Independentemente do tribunal ou da unidade em que atua, seja na área administrativa, judiciária, nas varas, nas zonas eleitorais ou na Justiça Militar da União, a participação de cada servidor e de cada servidora fortalece a luta coletiva! A sua presença amplia a voz da categoria!
A mobilização também acontece nas redes sociais
Uma das iniciativas criadas pelo Sisejufe para intensificar a mobilização é a ferramenta de envio automático de e-mails, permitindo que as servidoras e os servidores encaminhem mensagens aos Conselhos e Tribunais Superiores e Regionais cobrando apoio à derrubada do Veto 45, ao envio imediato da reestruturação da carreira ao Congresso Nacional e à regulamentação da negociação coletiva no PJU. Você pode conferir mais detalhes e enviar sua carta clicando AQUI.
Além disso, o Sisejufe disponibiliza um formulário que você acessa clicando AQUI, para que possa enviar uma foto sua e participar da ação “13 de agosto eu vou mobilizar. E você?”. A ideia é incluir você, servidor(a), para mostrar à categoria que apoia a iniciativa. Ao enviar sua foto, você fortalece a luta! Ela será publicada no Instagram do sindicato, com a possibilidade de collab.
Outra ação é o lançamento de um abaixo-assinado virtual. Mais do que manifestar apoio às reivindicações, o documento representa um compromisso com a participação na mobilização nacional. Para garantir a segurança dos participantes, os dados individuais serão preservados, sendo divulgadas apenas informações consolidadas, como o número total de assinaturas e adesões por estado. Você acessa o abaixo-assinado AQUI.
Mobilização integra calendário nacional aprovado pela Fenajufe
A mobilização do dia 13 de agosto faz parte do calendário nacional aprovado durante a XXV Plenária Nacional da Fenajufe, realizada entre os dias 4 e 7 de junho, em Salvador (BA). A Federação orientou os sindicatos de base a intensificarem o diálogo com a categoria e promoverem atividades nos estados para fortalecer a unidade das servidoras e dos servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União.
Entre os principais eixos da mobilização nacional estão a defesa da reestruturação das carreiras, a derrubada do Veto 45, a recomposição salarial e o fortalecimento da negociação coletiva. A orientação da Fenajufe é que todas as entidades reforcem o trabalho de mobilização junto às suas bases para ampliar a participação da categoria nas atividades programadas.
Para o Sisejufe, a mobilização do dia 13 de agosto representa mais um passo na construção de uma luta que vem sendo fortalecida nacionalmente. A categoria já fez sua parte ao construir coletivamente a proposta de reestruturação da carreira e apresentar suas reivindicações. Agora, é hora de transformar essa construção em luta coletiva por resultados!
A participação de cada servidora e de cada servidor será determinante para demonstrar a força da categoria e exigir respostas concretas. No dia 13 de agosto, a mobilização começa nas portas dos tribunais, mas o seu impacto dependerá da presença e do compromisso de todos. O Sisejufe convoca a categoria: participe, fortaleça essa luta e ajude a construir os avanços que os servidores e as servidoras do PJU reivindicam!