Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Marcha das Margaridas 2023: Fenajufe divulga programação e atividade das mulheres do Sistema de Justiça

Federações unificam atividades de oficinas do acesso à Justiça com recorte nas mulheres do campo, das águas e das florestas

Marcha das Margaridas 2023: Fenajufe divulga programação e atividade das mulheres do Sistema de Justiça, SISEJUFE

A maior manifestação de mulheres da América Latina ocorrerá entre os dias 15 e 16 de agosto, em Brasília. Para esta 7ª edição, a organização prevê participação de mais de 150 mil mulheres vindas de todo o país.

Para ampliar a participação da representação de mulheres do Poder Judiciário e do Ministério Público, a Fenajufe buscou unificar as atividades com a Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Estadual) e Fenamp (Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais)

Juntas, as Federações do Sistema de Justiça vão oferecer oficinas com o tema “Acesso à Justiça” com recorte nas mulheres do campo, das águas e das florestas. No expediente, a Federação ressalta a importância da participação das mulheres inseridas em todos os ramos e segmentos do Poder Judiciário, do Ministério Público e das Defensorias Públicas da União e dos Estados.

Nesse sentido a Federação reforça convite para que os sindicatos se mobilizem para o envio do maior número possível de mulheres para compor a “Ala da região Centro-Oeste” formando um grande bloco das “Margaridas do Sistema de Justiça.”

A Fenajufe orienta, ainda, os sindicatos divulgarem e fazerem a inscrição de sua delegação utilizando o seguinte link: clique AQUI

Arrecadação – Apoio

Para contribuir com a vinda das mulheres de todo o país, a organização da marcha lançou uma campanha para angariar recursos financeiros. Os valores arrecadados serão para custeio de passagens, deslocamento local, hospedagem e alimentação.

A Fenajufe orienta incentivo nesta ação, fazendo divulgação da campanha em redes sociais com o cartaz criado pela organização que traz os dizeres, EU APOIO. Para colaborar basta entrar no link (AQUI) http://benfeitoria.com/projeto/marchadasmargaridas2023

Cartaz para impressão (AQUI)

Lucena Pacheco e Soraia Marca, diretoras do Sisejufe e coordenadoras da Fenajufe, já iniciaram a divulgação:

Marcha das Margaridas 2023: Fenajufe divulga programação e atividade das mulheres do Sistema de Justiça, SISEJUFE

O Coletivo de mulheres da Fenajufe tem atuado em todas as frentes para trazer o protagonismo e valorização das mulheres, seja nas lutas por igualdade de gênero e de direitos, ou contra todas as formas de discriminação e preconceito geradores de violência.

Marcha das Margaridas 2023: Fenajufe divulga programação e atividade das mulheres do Sistema de Justiça, SISEJUFE

 

A participação massiva na marcha é fundamental para que as vozes das mulheres sejam ouvidas e possamos de fato, colher mudanças reais na vida de todas as mulheres brasileiras.

Chamamento das coordenadoras:

-Dia 14/08 – 19 horas

Reunião de organização: híbrida, trataremos de como se dá a participação na marcha das margaridas, desde a atividade do dia 15 pelo coletivo jurídico da Contag, até a marcha no dia 16/08 . O link da reunião será providenciado e disponibilizado pela Federação no grupo de whatsapp.

-Dia 15/08 (todo o dia com revezamento)

Acesso à Justiça

Em parceria com a Coordenação Jurídica da Contag, a Federação ocupará um espaço interno na Mostra a ser realizada ao longo do dia para atendimento sobre questões do sistema de justiça voltadas para as mulheres trabalhadoras rurais, da floresta e das águas.

O objetivo é levar a justiça até essas mulheres quando muitas delas desconhecem ou não sabem como buscar seus direitos. As contribuições são com os seguintes temas fundamentais para proporcionar uma sociedade mais justa, democrática e igualitária:

• Primeiro acesso na Justiça Federal
• Candidaturas femininas na Justiça Eleitoral,
• Acesso à Justiça do Trabalho e questões relativas à Justiça Estadual, ao Ministério Público e à Defensoria.
• Na ocasião, será distribuída uma cartilha com os temas às mulheres.

Além disso, serão apresentadas informações e tirar dúvidas sobre o acesso à justiça como um todo; direito de as mulheres entrarem na justiça; direitos trabalhistas e acesso à justiça do trabalho; família, violência doméstica, direito eleitoral; esclarecimentos sobre direitos e participação política; tudo que estiver no âmbito do Judiciário, Ministério Público e Defensoria.

-15/08 (Tarde)

Oficina de chapéu de palha

À tarde, haverá a realização da “oficina chapéu de palha” com todas as mulheres do sistema de justiça;

Local: auditório da Fenajufe. com material a ser utilizado durante a Marcha das Margaridas.

Essa atividade também é uma oportunidade de reunir as participantes em uma roda de conversa para troca de experiências e saberes, ou seja, um espaço de convivência para todas as mulheres do Sistema de Justiça.

Os chapéus são acessórios indispensáveis na marcha das margaridas por representarem a proteção do sol na lida diária das mulheres camponesas, trabalhadoras rurais.

-Dia 16/08 – concentração a partir das 6h da manhã, saída às 7h.

Marcha das Margaridas

Seguiremos em Marcha, na Ala Centro-Oeste, com o bloco do Sistema de Justiça, vestindo a camiseta da Marcha das Margaridas para o Sistema de Justiça, com nossos chapéus confeccionados na tarde anterior.

Ofício {AQUI}

História

A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica conduzida e protagonizada por mulheres trabalhadoras rurais do campo, das florestas e das águas com a finalidade de construir visibilidade pública e conquistar reconhecimento social e político.

Chamamento para participação:

}

Neste ano, o lema da 7º Marcha das Margaridas é “Pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver”, apontando para reconstrução de um Brasil sem fome e sem violência, que garanta a soberania dos povos sobre as suas terras e territórios, que promova a produção e o consumo de alimentos saudáveis, a partir do uso e do manejo sustentável do ecossistema”, pontos da pauta feminina menosprezada pelo governo anterior.

}

Marcha das Margaridas 2023: Fenajufe divulga programação e atividade das mulheres do Sistema de Justiça, SISEJUFE

 

Fonte: Fenajufe

Marcha das Margaridas 2023: Fenajufe divulga programação e atividade das mulheres do Sistema de Justiça, SISEJUFEFortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!

Últimas Notícias