Sisejufe promove atividades para entreter e aliviar o estress dos servidores
A segunda edição da Semana do Servidor cumpriu o papel de promover a saúde e integrar os servidores da Justiça Federal do Rio de Janeiro. O evento, realizado pelo Departamento de Saúde do Sisejufe em comemoração ao Dia do Servidor aconteceu entre os dias 30 de outubro e 10 de novembro de 2014. Foram realizadas várias oficinas e atividades de combate ao stress físico e mental, no TRF2 (30 e 31/10), na JF Venezuela (3/11), no TRE (6 e 7/11) e na JF Rio Branco (10/11).
Nas oficinas de saúde, os servidores puderam escolher entre acupuntura ou shiatsu express. “O shiatsu express é uma sessão de 15 minutos com massagem feita só nas costas, cabeça e membros superiores. O tempo é curto, mas é suficiente para relaxar e equilibrar a pessoa”, disse a massoterapeuta Maria Zélia dos Santos Silveira. A servidora do TRF2 Renata Almeida optou pela acupuntura . “A gente passa o dia inteiro sentado, digitando processos no computador. Esta fugidinha é ótima para recuperar a energia. O funcionário com saúde trabalha melhor”, afirmou.
Nas oficinas de arteterapia, a psicóloga Carolina Nani ensinou técnicas de meditação. A ideia é esquecer os problemas e a rotina desgastante de trabalho. “A prática da arteterapia é um recurso na gestão do estresse cotidiano. É um recurso para colorir a alma do indivíduo”, garante Carolina. Os servidores também manipularam massinhas coloridas e foram desafiados a expressar os sentimentos através da pintura. “Eu fiz um olho com cores que me lembram o Brasil. Verde é a esperança e amarelo a luz. O vermelho é só para colocar uma cor quente. Eu estou me sentindo bem mais leve, feliz”, disse a servidora Edla Frazão Lopes.
As oficinas de canto também fizeram sucesso. Os participantes praticaram exercícios respiratórios, de aquecimento vocal e depois, claro, soltaram a voz. Segundo o professor Eduardo Feijó, a música também é muito eficaz para combater o stress. “Quando a gente canta ressoa a voz pelo nosso próprio corpo. E isso é uma grande massagem corporal. O ato de cantar produz endorfina, que gera a sensação de prazer, bem-estar e alegria. Cantar também é bom para a alma e para o espírito. Além de ser uma grande diversão”, diz.
No TRE-RJ, a semana do servidor foi um pouco diferente. A Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Coede) do tribunal participou da organização do evento e ofereceu aos servidores oficinas de crochê, maquiagem, ikebana e origami, além de palestra sobre educação financeira. O desenhista Bono, do Cartel das Cores, presenteou os participantes com caricaturas. Também foram realizados concursos de fotografia e culinária.
Todos que prestigiaram a Semana do Servidor concorreram ao sorteio de camisas, mousepads e viagens para para Búzios ou Cabo Frio e para Sede Campestre do Sisejufe.
Para Jovelina Alves da Silva, diretora dos Departamentos de Cultura e de Contratos e Convênios, o evento é mais que um presente para o funcionalismo do Judiciário Federal. “A comemoração do dia do servidor é uma justa homenagem a todos aqueles que trabalham com dedicação e afinco contribuindo para que a prestação do serviço público seja eficiente sem deixar de ser humanizada. É preciso e urgente buscar a valorização do servidor, o seu bem-estar e promover ações para melhorar a sua qualidade de vida no trabalho a fim de preservar a sua saúde física e mental”, afirmou.