Tais Faccioli*
O representante de base do Sisejufe, Roberto Ponciano, lançou na sexta-feira (7/11), com debate, no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, o livro “Marxismo e Filosofia Contemporânea”. O encontro aconteceu no 20º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). E teve a participação do radialista e assessor sindical Ernesto Germano Parés e da jornalista Claudia Santiago, que foram revisores da publicação. Ponciano defendeu no debate a atualidade do Marxismo. “É importante que a gente retome o Marxismo. Não dá para entender o capitalismo sem ler Marx”, afirmou.
Para Ernesto, a obra, baseada no trabalho de conclusão de Ponciano no curso de mestrado em Filosofia, é uma grande contribuição à compreensão do Marxismo. “O livro localiza bem várias etapas do Marxismo. Explora determinados aspectos do pensamento Marxista que até quem estuda Karl Marx desconhece”, disse Ernesto. Roberto Ponciano citou como exemplo a visão equivocada que muitos têm sobre o pensamento marxista em relação ao autoritarismo. “Tem gente que se diz marxista e fala que é contra a autoridade. A gente é contra certas formas de autoritarismo mas tem um texto de Marx sobre autoridade que é importante para entender que o uso da hierarquia partidária é fundamental para você ter uma capacidade revolucionária”, explica o sindicalista.
O líder sindical declarou ainda que o livro se tornou realidade graças a um esforço coletivo de professores, amigos e sindicatos. “Essa publicação foi inteiramente financiada por vários sindicatos. Recebi R$500 aqui, R$500 ali e a gente conseguiu bancar uma edição de livro. Espero que outros autores vindos da classe trabalhadora, sindicalistas com jornada de trabalho de 40 horas como eu também sigam esse caminho”, declarou emocionado.
Depois do debate, Ponciano recebeu convidados no Bar do Ernesto, na Lapa, para uma noite de autógrafos. A festa foi embalada pelo grupo Razões Africanas, formado pelas cantoras do Jongo da Serrinha, Lazyr Sinval, Luíza Marmello e Dely Monteiro.
*Da Redação