Fortunato Mauro*
O assédio moral não é um fenômeno novo. Ele é tão antigo quanto o próprio trabalho. Então, qual é a novidade dessa ocorrência? A sua contemporaneidade está na intensificação, na gravidade, na amplitude e na banalização do assédio moral, assim como no tratamento (de seus eventos) que busca estabelecer vínculo entre a conduta do agente assediador e o resultado por essa conduta produzido (nexo causal), como se próprio da organização do trabalho e tratá-lo como não característico, subjetivo a esse.
Prática corriqueira na iniciativa privada, cresce em áreas do serviço público nas quais a ascendência de uns sobre outros não se limita ao espaço de funções dos que fazem a gestão e extrapolam o escopo de seus cargos. No Poder Judiciário, notadamente, há um crescimento dessa maneira de ascendência e exercício do poder que, invariavelmente, com a humilhação e o constrangimento, muitas vezes velado, leva ao adoecimento psíquico e físico do assediado.
A Direção do Sisejufe, há muito preocupada com as ocorrências de fatos degradantes – entre eles o assédio moral -, nas relações de trabalho no Judiciário Federal no Rio, vem elaborando e construindo política no sentido da instrumentalização dos trabalhadores e trabalhadoras das justiças federais para que possam rechaçar prática indigna e maléfica que vem se demonstrando ação comum em muitas unidades da esfera do serviço público federal.
Para tanto, o Sisejufe estará lançando, dia 28 de maio, a Campanha contra o Assédio Moral no Judiciário Federal no Rio de Janeiro. O evento terá como dinâmica um debate – “Violência no Trabalho: o assédio moral” – que contará com a participação de Terezinha Martins, professora-adjunta na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), coordenadora do Projeto de Extensão (PROExC) – O assédio moral no trabalho; de Rude Cassel, advogado, membro da Assessoria Jurídica do Sisejufe. Além delas, o debate será mediado por Mariana Líria, coordenadora do Departamento Jurídico do Sisejufe.
Durante o lançamento da Campanha de Combate ao Assédio Moral no Judiciário, haverá distribuição de uma cartilha acerca do assédio moral; orientações sobre denuncia recebidas pelo site do Sisejufe (www.sisejufe.org.br) e pelo Jurídico do sindicato e mostra do site www.assediomoral.org
*Da Redação
Violência no Trabalho: o assédio moral
PROGRAMA
Quarta-feira, 28 de maio, às 19 horas
Auditório do Sisejufe (Avenida Presidente Vargas, 509/11º andar , Centro/RJ)
Debatedoras
• Terezinha Martins – professora-adjunta na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), coordenadora do Projeto de Extensão (PROExC) – O assédio moral no trabalho.
• Rude Cassel – advogado, membro da Assessoria Jurídica do Sisejufe.
Mediação
Mariana Líria – Coordenadora do Departamento Jurídico do Sisejufe