Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Julho das Pretas: participe das atividades que o Sisejufe realizará para celebrar o mês de luta e conscientização

Calendário de ações terá podcast no Dia da Mulher Negra, Latinoamericana e Caribenha; caminhada cultural no circuito Pequena África; e participação na Caminhada estadual das Mulheres Negras

O Sisejufe programou quatro atividades para celebrar o Julho das Pretas, celebrado em todo o Brasil, com atividades que têm como objetivo dar visibilidade às mulheres negras, suas histórias e lutas.

No dia 25 de julho (quinta-feira), às 19h30, exibiremos o podcast Painel Sisejufe para marcar o “Dia da Mulher Negra, Latinoamericana e Caribenha”. O programa será mediado pela secretária de Mulheres do sindicato, Anny Figueiredo, em parceria com a coordenadora do Departamento de Combate ao Racismo, Patricia Fernanda. O bate-papo terá como convidadas a coordenadora do Comitê Carioca de Solidariedade à Cuba e oficial de justiça aposentada, Carmen Diniz; e a poeta e atriz Elisa Lucinda.

No dia 26 de julho (sexta-feira), às 19h, será realizada a Oficina das Pretas para confecção e customização de estandartes, camisetas e cartazes que serão levados para a marcha estadual das Mulheres Negras, marcada para domingo (28/7). A oficina será no auditório do Sisejufe (Av. Presidente Vargas, 509/ 11º andar – Centro).

Já no dia 27 de julho (sábado), das 9h às 12h, o Sisejufe fará a Caminhada Cultural de Resistência no circuito Pequena África. A atividade é realizada por meio da parceria entre os departamentos de Cultura e Combate ao racismo. Haverá sorteio de 1 voucher para a Sede Campestre. Para participar é preciso se inscrever no link caminhadapequenaafrica@sisejufe.org.br . As vagas são limitadas. Garanta logo a sua.
Fechando o cronograma, o Sisejufe convida as servidoras e demais interessadas para participar da Marcha estadual das Mulheres Negras no dia 28 de julho, às 10h. A concentração será no posto 3 da Orla de Copacabana.

Saiba mais

As atividades da 12ª edição do evento Julho das Pretas já estão ocorrendo em diversas partes do país. Criado pelo Odara – Instituto da Mulher Negra em 2013, a iniciativa busca uma incidência política e social das mulheres negras no Brasil. Neste ano, o evento conta com 533 atividades que serão realizadas por mais de 250 organizações em 23 estados.
Com o tema Reparação e Bem Viver, o Julho das Pretas abre caminho para a Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, que ocorrerá em novembro de 2025, em Brasília, e que pretende reunir um milhão de mulheres negras em marcha na capital federal.

A agenda coletiva do Julho das Pretas apresenta encontros, seminários, oficinas, atos, manifestações e debates, em espaços públicos, organizações e coletivos, nas capitais e no interior.

Nascido de uma iniciativa local do instituto, para demarcar as lutas em torno do 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra, Latinoamericana e Caribenha, o Julho das Pretas ampliou a incidência para outras cidades do Nordeste e depois para outros estados. Agora, chega também a outros países. (com informações: Brasil de Fato)

Últimas Notícias