Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Instituto Lar inaugura nova cozinha com apoio do sindicato

Próximo passo é transformar o local em espaço de capacitação e reinserção

O Instituto LAR – Levante, Ande, Recomece – com apoio do Sisejufe, inaugurou sua nova cozinha no último dia 27. O espaço, localizado na Lapa, acolhe pessoas em situação de rua, com atendimento psicológico, de saúde, capacitação para o mercado de trabalho, entre outras demandas. O sindicato também contribui no dia a dia com orientação jurídica e acesso à Justiça.

Na sala principal, a diretora do Sisejufe Solidário, Eunice Barbosa, foi homenageada em nome de todos os diretores e diretoras do sindicato. Ela ressaltou o trabalho cotidiano do Instituto como fundamental para o acesso da população de rua à Justiça pois “sem banho e sem roupa adequada não é possível nem entrar nos prédios”.  Marcelo Nobile representou os funcionários do Sisejufe na homenagem. A diretora Soraia Marca também acompanhou a inauguração.

Em seguida, os presentes foram para a nova cozinha. A presidente do Insituto, Mariana Machado, definiu como “inacreditável” a mudança do espaço para preparar a alimentação para os atendidos, que antes era escuro e com goteiras. A professora de arquitetura Andrea Borges, que coordenou o projeto junto aos alunos Eric Gallo, Camila Naiti e Gabriel Parreira, pontuou sobre a importância das universidades se comprometerem com as questões sociais, com a mudança na vida das pessoas.

Eunice elegeu a palavra gratidão para definir o momento, destacando os parceiros do projeto e da obra. “Como diz o escritor Mia Couto, cozinhar é um modo de amar os outros.” Para a diretora, é preciso olhar a população de rua como trabalhadores que estão fora do mercado, excluídos de direitos básicos, que vão da higiene ao afeto. Ela acredita que o próximo passo é transformar o local em uma cozinha escola, como mais uma frente de capacitação e reinserção.

ESPAÇO ACOLHEDOR E HUMANIZADO

“Temos um novo LAR com o apoio do Sisejufe”, afirmou Mariana Machado. A sede do Instituto foi completamente reestruturada a partir de 2018. O local, antes um grande salão, ganhou um ar mais acolhedor e humanizado, que lembra uma moradia. O novo espaço conta agora com recepção, área de assistência com quatro salas de atendimento e uma para palestras, lavanderia, cozinha, quatro banheiros e uma estamparia usada no projeto Da Rua para Você, que capacita profissionalmente pessoas em situação de rua, garantindo acesso ao mercado de trabalho.

O Instituto sobrevive com o apoio da sociedade civil, entidades e projetos parceiros.

INICIATIVA SOLIDÁRIA

O Instituto Lar precisa de voluntários para ajudar mais pessoas em situação de rua a recuperar sua dignidade, autoconfiança e independência. Procure o Sisejufe e faça parte desta iniciativa.

Últimas Notícias