O Sisejufe vai realizar, hoje e amanhã (27 e 28/5), o II Encontro Estadual dos servidores e servidoras da Justiça do Trabalho, por videoconferência.
A atividade, coordenada pela Secretaria Geral e organizada em parceria com a assessoria política do Sisejufe, abre o projeto de encontros por justiça que vão debater, ao longo do ano, os desafios de cada segmento e os problemas conjunturais, como a reforma administrativa. O segundo encontro será o da Justiça Eleitoral, marcado para julho; seguido da Justiça Militar, em agosto; da Justiça Federal, previsto para setembro; e um encontro estadual unindo as quatro justiças, em novembro.
Programação do Encontro da JT
No dia 27 de maio (quinta-feira), às 17h30, o encontro começa com o painel “O Desmonte de Estado na Perspectiva da Justiça do Trabalho”, com o desembargador Jorge Souto Maior do TRT15. O debate foi antecipado por conta da agenda do painelista. Estará na mesa o coordenador de Comunicação do sindicato e servidor do TRT1, Ricardo Quiroga.
Em seguida, terá a mesa de abertura com a secretária-geral do sindicato, Fernanda Lauria; a presidenta Eunice Barbosa; o coordenador-geral da Fenajufe e diretor do Sindiquinze, José Aristeia; e o diretor do Sisejufe João Victor Albuquerque.
O segundo painel da noite terá como tema “Assédio Organizacional e Assédio Moral no trabalho remoto”, com o psicanalista Bruno Farah. Na mesa, teremos a diretora Andrea Capellão, servidora do TRT1, coordenadora do Departamento de Saúde e Combate ao Assédio Moral do sindicato e membro do Comitê de Saúde do Tribunal. Veja neste link cartilha de assédio moral do TST.
Segundo dia
No dia 28 de maio (sexta-feira), o encontro começa às 17h com apresentação dos participantes, seguida do debate “Reforma Administrativa e o Desmonte dos Serviços Públicos”. O painel é com o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), integrante da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Serviços Públicos. Na mesa, estará o diretor do Sisejufe e servidor do TRT1, Pietro Valério.
Após a participação do parlamentar, terá início o painel “Trabalho Remoto, Teletrabalho: novas ferramentas tecnológicas, e o futuro da carreira”, com Ana Cláudia Mendonça, que é secretária de Gestão de Pessoas do TSE. Estará na mesa o diretor do sindicato e servidor aposentado do TRT1, Amauri Pinheiro.
Em seguida, haverá a mesa “TRT1: Condições de trabalho na pandemia e os riscos do retorno ao trabalho presencial”, tendo como debatedores os diretores Ricardo Quiroga, Andrea Capellão, Amauri Pinheiro e Pietro Valério. Fechando o encontro, serão aprovados os encaminhamentos de luta, com apresentação da Carta da JT.
Informações sobre os convidados
Glauber Braga – político e advogado, com pós-graduação em Direito pelo Centro Universitário Euro-Americano(2009). Já ocupou várias secretarias municipais em sua cidade natal, Nova Friburgo, antes de se eleger deputado federal. Está no quarto mandato no legislativo federal. É filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).
Jorge Souto Maior – além de desembargador do TRT15, é professor livre docente de direito do trabalho brasileiro na USP, Brasil desde 2001. Foi juiz titular na 3a Vara do Trabalho de Jundiaí de 1998 até 2018. Em 16 de agosto de 2018, tomou posse como desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região. Também é palestrante e conferencista.
Bruno Farah – doutor em Teoria Psicanalítica pela URFJ/Paris 7, mestre em Psicologia pela UFF; pesquisador do NEPECC; especialista em Gestão de Pessoas pela Candido Mendes; analista judiciário/Psicólogo do TRF2; e proprietário da 4C Capacitação Contemporânea Cursos
Ana Cláudia Mendonça – além de secretária de Gestão de Pessoas do TSE é vice -presidente da ABRH DF, palestrante, Facilitadora Learning 3.0, Management 3.0