Nesta quarta-feira (4/10), às 19h, o Grupo Zambelê se apresenta no Palco Orla, da ‘Rio Innovation Week 2023’, maior evento de tecnologia da América Latina, que acontece no Pier Mauá. Dois servidores do Judiciário Federal – Rodrigo Moreira (Du Basconça) e Carlos Casé – fazem parte da banda. A apresentação é uma boa dica para os colegas do PJU que planejam curtir a feira de tecnologia. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://rioinnovationweek.com.br/
Os músicos que integram o Grupo Zambelê trazem um repertório que passeia por inúmeros ritmos brasileiros, que vai do samba de raiz aos sambas-exaltação, passando muitas vezes por chorinhos, forrós, xotes, dando vez aos populares pagodes, antigos e novos, desembocando, quase sempre, em clássicos sambas-enredo, entre outros. Nos últimos tempos (pré e pós pandemia), o grupo apresentou-se em algumas casas de shows no Rio de Janeiro, entre elas a Casa de Luzia, na Lapa, onde o público sempre prestigia o repertório, num ambiente extremamente descontraído e animado.
O Grupo Zambelê traz, em sua atual formação, Du Basconça (violão), Casé (percussão e voz), David Santos (percussão), Marinho Palpyte (cavaco), e Claudia Calixta (voz), que, com seu timbre peculiar, contagia o público de forma ímpar.
Berço de grandes nomes do samba, o grupo não poderia ter nascido em lugar mais apropriado: Madureira, numa roda de samba, quando Basconça e Casé – os quais, por sinal, são amigos há quase trinta anos, da Justiça Federal do RJ, onde trabalham – identificaram afinidades e decidiram criar o coletivo. O nome é uma referência à lenda do escravo Zambelê, que, indignado com as injustiças que ele e seu povo sofriam, enfrentou o proprietário da fazenda onde trabalhava.