Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Governo propõe cortes nos reajustes da GAJ e do vencimento base

BRASÍLIA – 09/06/06 – O governo federal apresentou à Fenajufe uma proposta sobre a implementação do Plano de Cargos e Salários dos servidores do Judiciário. De acordo com o que foi apresentado à Federação, o governo pretende cortar em mais de 50% o montante total necessário à implementação do novo PCS. De acordo com a proposta do governo o reajuste seria de 19% no vencimento [a metade dos 38% da proposta original], a GAJ iria para 40% [ao invés dos 50% da proposta original], a GAE e GAS ficariam em 25%, [na proposta original é de 35%], o aumento dos CJs em 30% e a opção das FCs ficaria em 50% [na proposta original é 65%], isso parcelado até maio de 2009.

Para esse ano o reajuste seria de 5% no vencimento base atual e um aumento de 5% da GAJ [Gratificação de Atividade Judiciária] a partir de 1º de agosto. Ao que parece os técnicos do governo pretendem recomeçar do zero a negociação que vem sendo travada há muito tempo entre a ministra do STF e o ministro do Planejamento.

Com base nas diversas instâncias deliberativas realizada pela Fenajufe, a direção adiantou aos técnicos do governo que a categoria rejeitará uma proposta que rebaixe os valores do cargo efetivo.

Na tarde de hoje os diretores Roberto Policarpo e Ramiro López estiveram em reunião com o diretor-geral do STF, Sérgio Pedreira, que acabara de retornar do Ministério do Planejamento onde tinha tomado ciência da proposta. A Fenajufe informou ao STF que a categoria tem posicionamento contra o corte no cargo efetivo e cobrou uma posição do STF na defesa do projeto.

Da redação da FENAJUFE

Últimas Notícias