Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Frente Parlamentar Mista do Serviço Público tem primeira reunião do ano

Evento virtual, com presença do Sisejufe, reforça mobilizações contra a Reforma administrativa

Unir forças para o enfrentamento aos projetos de reformas que prejudicam os servidores. Essa foi a estratégia apontada pelas entidades que compõem a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, na primeira reunião de 2021, nesta segunda-feira (8/2). O Sisejufe esteve representado pela presidenta Eunice Barbosa. Também participaram do encontro virtual a Fenajufe, o Sitraemg/MG, Sintrajufe/PE, Serjusmig, Sindifazenda, Afalesp e Fenale, entre outros parceiros.

Entre os projetos que ameaçam o funcionalismo público e própria população, encabeçam a lista das prioridades entregues pelos presidentes da Câmara e Senado ao presidente Jair Bolsonaro as PECs da reforma administrativa, entre estas a PEC 186 (redução de jornada com redução de salário).

O presidente da Câmara, Artur Lira (PP/AL), anunciou em suas redes sociais, que vai encaminhar o texto da matéria da PEC 32, ainda nesta semana para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Mesmo que a apreciação do tema aconteça no mês de março com os novos nomes da comissão, Wladimir Nepomuceno alerta para o momento. Para ele, o período servirá para que a CCJ ateste que não há impedimento para a PEC ir a plenário.

Para o coordenador da Fenajufe, Roberto Policarpo, que participou da reunião, a mobilização deve ser forte e potente diante do cenário de retirada de direitos e de perdas exposto desde o ano passado para o conjunto dos servidores públicos. Ele defende a busca de diálogo no Congresso Nacional com deputados e senadores e fazer um trabalho de convencimento junto aos parlamentares.

A presidenta do Sisejufe ressalta que a participação de cada entidade é fundamental para mostrar a força do movimento. E informa que o sindicato do Rio está fazendo um trabalho intenso para manter a base mobilizada nas atividades virtuais, que são as possíveis neste momento de recrudescimento da pandemia no estado. “Também estamos ampliando as articulações com as entidades parceiras, participando das campanhas nacionais e ações conjuntas. Precisamos fazer barulho no Congresso e no Planalto para barrar os projetos em tramitação. É essencial também trazer a população para essa luta. Afinal, os cidadãos serão os principais prejudicados pela precarização dos serviços públicos”, destaca Eunice.

Na próxima reunião da Frente, as entidades irão avaliar as emendas que já foram apresentadas no texto da PEC 186 para trazer para discussão. Os representantes das entidades ressaltaram a importância de abrir o debate das reformas com os vários movimentos sociais, sindicais e estudantil.

A Frente Parlamentar Mista de Defesa do Serviço Público promove twittaço toda semana contra a reforma administrativa. A atividade é mais uma forma de pressionar o governo e também os parlamentares favoráveis à proposta. Nesta segunda-feira, a ação ficou no topo dos mais comentados do Twitter com a hashtag #DerrubaPec32

Últimas Notícias