Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Frente Mista do Serviço Público continua debate sobre seminários

O tema “O Serviço público em tempos de pandemia” será trabalhado em encontros regionais. Primeiros acontecem no sábado (6/6) organizados por SP, RJ e MG

Frente Mista do Serviço Público continua debate sobre seminários, SISEJUFE

Entidades integrantes da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público reuniram-se na segunda-feira (1/6) para dar continuidade às discussões organizativas dos webnários que iniciam no sábado (6/6).

Na pauta do encontro desta semana, a proposta foi a discussão do teletrabalho no Serviço Público, apontando a realidade vivenciada por todo o segmento e as dificuldades enfrentadas, como o registro de jornada, que em muitas entidades, não existe. A possibilidade de retorno para algumas categorias também foi discutida.

Em reunião realizada na manhã no dia 30 de maio, foi definido que a partir de 6 de junho, uma série de seminários virtuais – webnários – será realizada com o tema “O Serviço público em tempos de pandemia”, com foco nos seguintes tópicos:
– o funcionamento do teletrabalho e melhorias necessárias;
– o Serviço Público na construção de um Brasil melhor; e
– a pauta do Congresso pós-pandemia (Reforma Administrativa; revisitação da Reforma da Previdência, etc.).

Os primeiros acontecem já no sábado, 6, nos seguintes horários, divididos por estados:
– Minas Gerais, às 10h;
– São Paulo, às 14h e
– Rio de Janeiro às 16h.

Em sua participação, o coordenador da Fenajufe Charles Bruxel, avaliou que o momento é complicado, agravado pelos riscos à democracia, sendo ela, um pressuposto para que se possa lutar pelo Serviço Público. Sem ela, não haverá luta. Na sequência, o dirigente solicitou que a Frente Mista também encampasse a defesa da suspensão dos consignados e informou que a Fenajufe encaminhou ofício nestes termos para o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ).

Segundo o coordenador da Fenajufe, a importância do tema justifica a participação da Frente na empreitada, uma vez que, mesmo não tendo sofrido redução salarial, vários servidores e servidoras acabaram tendo a renda comprometida pela crise agravada com a pandemia, tendo os empréstimos consignados forte participação na queda da renda destes servidores(a).

Sobre a pauta específica Bruxel apontou que mesmo que muitos servidores apoiem a iniciativa do teletrabalho, quando aplicado de forma generalizada e sem racionalização, acaba sujeitando trabalhadores a condições inadequadas para exercício da função. E mais, ao afastar o servidor do local de trabalho, o teletrabalho acaba impactando sobremaneira a participação do trabalhador na atividade sindical. “Antes eu passava em seções que tinham dez servidores(as) trabalhando. Com o teletrabalho, se encontro dois é muito e isso gera prejuízo para a luta coletiva”, relata o sindicalista.

A Fenajufe debaterá com a organização dos webnários uma forma de ampla transmissão para garantir máximo acesso da categoria aos debates sobre “O Serviço público em tempos de pandemia”.

O quê?

Webnário “O Serviço público em tempos de pandemia”

Quando?

6 de junho de 2020

Onde? 

Espaço Virtual via Zoom:

– Minas Gerais, às 10h;

– São Paulo, às 14h e

– Rio de Janeiro às 16h.

Fonte: Luciano Beregeno, da Imprensa Fenajufe

Últimas Notícias