A Fenajufe participou, nesta terça-feira (1/10), de reunião no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre um tema urgente para os dias atuais: a preservação do meio ambiente. O conselheiro Guilherme Feliciano, coordenador do Fórum Permanente de Discussão da Carreira dos Servidores do Poder Judiciário, convidou a Federação para tratar da 1ª Conferência Internacional para a Sustentabilidade no Sistema de Justiça, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de outubro.
Participaram as coordenadoras Lucena Pacheco (presidente do Sisejufe), Soraia Marca (diretora do nosso sindicato), Márcia Pissurno, Paula Meniconi e Denise Carneiro; e o coordenador Manoel Gérson, além da área técnica da Federação composta pela assessora Vera Miranda e pelo assessor Vladimir Nepomuceno. Também houve a participação de representantes da Fenajud (Federação do Judiciário nos estados) e do sindicato do Distrito Federal.
O conselheiro Guilherme Feliciano explicou que a ideia é ressignificar o sentido de sustentabilidade a partir deste evento. Feliciano destacou que é importante ter também esse olhar mais para dentro dos órgãos, não só para fora, uma vez que não há um meio ambiente equilibrado – onde se esteja implementando uma agenda de sustentabilidade – num ambiente que não seja sustentável socialmente com medidas estabelecidas para promover o equilíbrio e o bem-estar.
Feliciano ressaltou que é importante a participação da Fenajufe e das demais entidades na audiência pública que será realizada na abertura da conferência com o tema: Boas práticas de sustentabilidade nos seus 3 eixos fundamentais (Meio Ambiente, Proteção/Inclusão Social, Governança), no âmbito do Estado e da Sociedade Civil Organizada.
A Fenajufe lembrou da construção do observatório de saúde, que realizou a pesquisa nacional sobre os riscos de sofrimento e adoecimento pelo trabalho – em parceria com a Fenajud – apresentada no 10º Congresso Nacional da categoria (Congrejufe), em 2019, e dos coletivos da Federação que debatem as pautas transversais para além do Judiciário.
⇒ Acesse AQUI o relatório final da pesquisa de saúde da Fenajufe.
Participação dos servidores
A Federação encaminhará ofício aos sindicatos orientando a participação no evento; já com relação ao abono de frequência, a Federação sugeriu que o CNJ oficie os tribunais para liberar as servidoras e servidores da compensação pela ida à conferência.
De acordo com o CNJ, a conferência reunirá especialistas nacionais e internacionais em temas relacionados à sustentabilidade, abrangendo as diferentes perspectivas que a agenda enseja. Ainda segundo o Conselho, o público-alvo é composto por membros e servidores do Poder Judiciário, advogados, representantes da sociedade civil e demais interessados. A Conferência será realizada no Plenário do CNJ e no Auditório Externo do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Serviço
1ª Conferência Internacional para a Sustentabilidade no Sistema de Justiça
Data: 23 e 24 de outubro de 2024.
Local: Plenário do CNJ e no Auditório Externo do STJ.
Link para inscrição:https://formularios.cnj.jus.br/1o-seminario-internacional-de-sustentabilidade-do-poder-judiciario-2/
Com informações da Fenajufe e CNJ
Fotos: Valcir Araújo