Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Fenajufe reforça necessidade de ampliar debate sobre Reforma Administrativa

Coordenador da federação aponta ainda urgência em mobilização para forçar PL dos Consignados na pauta da Câmara, boicotado por Maia

Fenajufe reforça necessidade de ampliar debate sobre Reforma Administrativa, SISEJUFE

Entidades que integram a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público estiveram reunidas na segunda-feira (27/7), para avaliar os resultados do webinário realizado no sábado (25/7), e organizar as atividades para a próxima quinzena. A Fenajufe esteve representada pelo coordenador Roberto Policarpo, no plantão da semana.

Em sua participação, Policarpo avaliou como positivo o webinário realizado pela Região Sul no sábado, que deu continuidade à discussão do tema “O Serviço Público em Tempos de Pandemia”. Até agora, já foram realizadas sete edições (veja links ao final desta matéria).

No entanto, Policarpo avalia que o webinário precisa ampliar o espectro de matizes ideológicos a participarem das discussões, como forma de mostrar e conquistar algum apoio também entre os conservadores, liberais e ultraliberais, ainda que de difícil consecução do objetivo. O desafio é quebrar a resistência desses representantes. Daqueles que são convidados, raros são os que aceitam o debate.

O dirigente também fez um relato sobre a realização do Encontro Nacional dos Servidores da Justiça Eleitoral realizado pela Fenajufe, destacando o risco que representa o processo de retomada das atividades presenciais neste momento e, na eleição, o impacto que isso terá para servidores, mesários e para o eleitorado. Ele lembra que a Fenajufe é contrária à retomada do trabalho presencial e, apesar de posições crítica ao teletrabalho, entende que neste momento, o trabalho remoto é mais seguro.

Consignados

Novamente o coordenador defendeu – a exemplo da posição adotada nas reuniões anteriores da FSP – a mobilização articulada no próximo período com o objetivo de colocar o PL 1328/2020, que suspende os descontos das parcelas dos empréstimos consignados para trabalhadores da ativa e aposentados, tanto da iniciativa privada quanto do Serviço Público. Aprovado no Senado, o projeto tem sido boicotado sistematicamente pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), atendendo a interesses do setor financeiro.

Sobre os consignados, Policarpo destacou  uma entrevista do senador Otto Alencar (PSD/BA) sobre o Projeto de Lei. 

Reforma Administrativa

Policarpo centrou atenção também à Reforma Administrativa, que tem também em Rodrigo Maia seu principal defensor, atacando frontalmente os serviços, servidoras e servidores públicos. Em sua fala, o coordenador destacou entrevista dos senadores Paulo Paim (PT/RS) e Anastasia (PSDB/MG) sobre o tema, à Agência Senado. Na entrevista, Paim alertou para o risco que a reforma administrativa representa para os servidores.

Sobre os trabalhos a serem executados no período até a próxima reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público – em 10 de agosto – restou orientação para que as entidades busquem divulgar ao máximo os webinários já realizados e buscar ampliação de participação nos próximos, que acontecem aos sábados.

Fonte: Imprensa Fenajufe

Últimas Notícias