Entidades que integram a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público estiveram reunidas na segunda-feira (27/7), para avaliar os resultados do webinário realizado no sábado (25/7), e organizar as atividades para a próxima quinzena. A Fenajufe esteve representada pelo coordenador Roberto Policarpo, no plantão da semana.
Em sua participação, Policarpo avaliou como positivo o webinário realizado pela Região Sul no sábado, que deu continuidade à discussão do tema “O Serviço Público em Tempos de Pandemia”. Até agora, já foram realizadas sete edições (veja links ao final desta matéria).
No entanto, Policarpo avalia que o webinário precisa ampliar o espectro de matizes ideológicos a participarem das discussões, como forma de mostrar e conquistar algum apoio também entre os conservadores, liberais e ultraliberais, ainda que de difícil consecução do objetivo. O desafio é quebrar a resistência desses representantes. Daqueles que são convidados, raros são os que aceitam o debate.
O dirigente também fez um relato sobre a realização do Encontro Nacional dos Servidores da Justiça Eleitoral realizado pela Fenajufe, destacando o risco que representa o processo de retomada das atividades presenciais neste momento e, na eleição, o impacto que isso terá para servidores, mesários e para o eleitorado. Ele lembra que a Fenajufe é contrária à retomada do trabalho presencial e, apesar de posições crítica ao teletrabalho, entende que neste momento, o trabalho remoto é mais seguro.
Consignados
Novamente o coordenador defendeu – a exemplo da posição adotada nas reuniões anteriores da FSP – a mobilização articulada no próximo período com o objetivo de colocar o PL 1328/2020, que suspende os descontos das parcelas dos empréstimos consignados para trabalhadores da ativa e aposentados, tanto da iniciativa privada quanto do Serviço Público. Aprovado no Senado, o projeto tem sido boicotado sistematicamente pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), atendendo a interesses do setor financeiro.
Sobre os consignados, Policarpo destacou uma entrevista do senador Otto Alencar (PSD/BA) sobre o Projeto de Lei.
Reforma Administrativa
Policarpo centrou atenção também à Reforma Administrativa, que tem também em Rodrigo Maia seu principal defensor, atacando frontalmente os serviços, servidoras e servidores públicos. Em sua fala, o coordenador destacou entrevista dos senadores Paulo Paim (PT/RS) e Anastasia (PSDB/MG) sobre o tema, à Agência Senado. Na entrevista, Paim alertou para o risco que a reforma administrativa representa para os servidores.
Sobre os trabalhos a serem executados no período até a próxima reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público – em 10 de agosto – restou orientação para que as entidades busquem divulgar ao máximo os webinários já realizados e buscar ampliação de participação nos próximos, que acontecem aos sábados.
Fonte: Imprensa Fenajufe