Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Fenajufe mantém data do 11º Congrejufe em abril e divulga calendário atualizado

Fenajufe mantém data do 11º Congrejufe em abril e divulga calendário atualizado, SISEJUFE

A Fenajufe recebeu ofícios de diversos sindicatos, alguns pedindo adiamento do 11º Congrejufe e outros pedindo a manutenção da convocação para os dias 27/4 a 1º/5. Os que pediram adiamento o fizeram principalmente por conta do cenário de pandemia. Já os que defenderam a manutenção da data destacaram que, apesar dos cuidados sanitários necessários com a pandemia, a conjuntura e demandas políticas impostas exigem reunião da instância máxima. Diante das diversas e legítimas argumentações apresentadas em prol do adiamento e da manutenção do Congresso, a Diretoria Executiva da Federação aprovou, por maioria dos votos, a manutenção da data para os dias 27/4 a 1º/5.

A diretoria também se debruçou sobre algumas questões organizativas do Congresso, a ser realizado nos dias 27 de abril a 1º de maio, e autorizou outras mudanças, como o local de realização, que precisou ser alterado por razões logísticas que dificultariam a realização em Curitiba. Em viagem recente à cidade, a comissão organizadora constatou, por exemplo, que seriam necessários cinco hotéis para acomodar os congressistas e os locais de hospedagem ficariam separados do espaço de realização do Congrejufe.

Surgiu, então, a indicação do Tauá Resort Alexânia, situado entre Brasília e Goiânia, que atende todas as necessidades de acomodação e espaço para as atividades do Congresso, além de evitar deslocamentos. Portanto, a Fenajufe resolveu transferir a realização do evento para este resort, tendo como entidade anfitriã o Sinjufego/GO, que apresentou a proposta.

A Federação observará todos os cuidados necessários para garantir a segurança sanitária dos participantes do Congrejufe. Para isso, será exigido o passaporte vacinal a todes, todos(as) os(as) delegados(as) e observadores(as) e suplentes que forem assumir a titularidade no evento e acompanhantes a partir de 5 anos de idade, bem como a equipe de apoio da Fenajufe e dos sindicatos.

Serão adotadas diversas medidas visando a segurança sanitária dos congressistas, entre elas foi definido o limite de ocupação de 50% nos espaços públicos, a garantia e obrigatoriedade de distanciamento social de cerca de 1,50m entre as cadeira no auditório e restaurante, a obrigatoriedade de utilização de máscara fornecida pela Fenajufe (PFF2 com selo do Inmetro) nos espaços sociais como auditório, restaurante, mezaninos, hall de elevadores, área de recepção na entrada do hotel e entrada do auditório e área destinada à confraternização.

Apresentação prévia de certificado de vacinação e teste PCR para adultos e crianças

Também será exigida a apresentação prévia de cópia do certificado de vacinação ou passaporte vacinal, contendo pelo menos duas doses e, conforme o caso, dose de reforço (ciclo vacinal completo, conforme calendário do município/ estado de origem), no ato da inscrição dos congressistas, a ser realizado até o dia 4/4.

Outra exigência será a apresentação de teste PCR (RT-PCR: teste que identifica o vírus Sars-CoV-2 e confirma o diagnóstico de Covid-19 em amostras coletadas de nasofaringe, orofaringe ou secreção traqueal) 72 horas antes do embarque (com validade de 7 dias até a data de início do Congresso) para o Congrejufea ser realizado pelo sindicato com critérios que serão divulgados posteriormente para reembolso aos sindicatos pela Fenajufe.

As crianças que irão acompanhar os pais com idade igual ou superior a cinco anos também deverão apresentar os mesmos comprovantes de vacinação e teste acima mencionados, conforme o calendário do município/estado de origem.

Haverá disponibilidade de teste no evento para aqueles que apresentarem sintomas e em caso positivo, testagem geral com medidas de isolamento.

Durante as atividades, a atenção será redobrada com a higienização dos microfones. Haverá serviço médico no hotel e ambulância contratada pela Fenajufe.

Formato híbrido 

A Diretoria Executiva, preocupada com a garantia do processo democrático e com a pandemia, buscou um formato que viabilizasse a participação daqueles que já tomaram todas as doses vacinais (completaram o ciclo vacinal)  e sentem segurança em participar de evento com certa quantidade de pessoas, mas também preocupou-se com aqueles que por qualquer razão (incluindo as situações de pessoas que sejam imunodeprimidas, com comorbidades ou que convivam proximamente com familiares em tais situações) não se sintam em segurança para passar por aeroportos e estar em auditório, mesmo com distanciamento social. Neste sentido, a Executiva, por unanimidade, aprovou o formato híbrido de participação no 11º Congrejufe, ou seja, o congressista poderá optar por participar de forma presencial ou de forma virtual. (As regras para participação em cada formato estão disponíveis no ofício encaminhado às entidades. Leia aqui)

Voto secreto

Para a eleição da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Fenajufe será garantido o voto secreto, conforme legislação para quem está de forma presencial e para os que participarão por videoconferência.

Calendário

Para melhor atender os sindicatos e a categoria, a Executiva resolveu ampliar os prazos para a realização de Congressos, Encontros ou Assembleias Gerais das entidades filiadas que elegerão os delegados(as), observadores (as) e suplentes do 11º Congrejufe em uma semana e ampliou o prazo para inscrição de todas as teses à exceção das propostas de reforma estatutária, que carecem de análise jurídica e edital próprio, conforme legislação sindical.

Confira como ficou o calendário atualizado:

CALENDÁRIO DO 11º CONGREJUFE

27/10/2021 – publicação da convocatória do 11º Congrejufe e do Edital de convocação no D.O.U.; (CUMPRIDO)

26/11/21 – Prazo final para as entidades atualizarem seus dados cadastrais junto à Fenajufe; (CUMPRIDO)

22/12/21- Prazo final para as entidades enviarem o comprovante do pagamento da 1ª parcela da inscrição (parcela opcional); (CUMPRIDO)

20/02 a 27/02/22 – Prazo de teste da Plataforma de Gerenciamento de Eventos para registro das propostas de resolução e teses; (CUMPRIDO)

28/02/22 – Prazo final para as entidades enviarem o comprovante do pagamento da 2ª parcela da inscrição; (CUMPRIDO)

28/02/22 – Liberação de uso da plataforma e início do prazo para registro das propostas de resolução de Alteração Estatutária e Organização Sindical; (CUMPRIDO)

06/03/22 – Prazo final para inscrição de TODAS as propostas de Alteração Estatutária e de Organização Sindical, observando os critérios e formato estabelecidos e divulgados em boletim específico; (CUMPRIDO)

07/03 a 15/03/22 – Período para sistematização das propostas inscritas de Alteração Estatutária e de Organização Sindical (relatoria), análise jurídica das propostas inscritas (AJN) e análise do parecer da AJN sobre as propostas inscritas (Comissão Organizadora/Diretoria Executiva da Fenajufe); (CUMPRIDO)

28/03/22 – Prazo final para as entidades regularizarem suas pendências financeiras com a Fenajufe;

22/03/22 – Prazo final para publicação de TODAS as propostas de Alteração Estatutária, no sítio (site) da Fenajufe, observados os critérios e formato estabelecidos e divulgados boletim específico;

30/03/22 – Prazo final para a Fenajufe divulgar a relação das entidades habilitadas a participar do 11º Congrejufe;

28/03/22 – Prazo final para eventuais atualizações de números de filiados, que tenham variado de forma significativa desde a última atualização.

28/03/22 – Prazo final para as entidades enviarem o comprovante do pagamento da 3ª parcela da inscrição de delegados(as) e observadores(as);

Até 03/04/22 – Prazo final para os sindicatos realizarem Congressos, Encontros ou Assembleias Gerais das entidades filiadas que elegerá os delegados(as), observadores (as) e suplentes do 11º Congrejufe.

Até 04/04/22 – Prazo final para os sindicatos realizarem a inscrição dos participantes do 11º Congrejufe, conforme indicado no Informa Especial 11º Congrejufe e preenchimento da nova ficha de inscrição anexa a este ofício;

22/04/22 – Prazo final para as entidades enviarem o comprovante do pagamento da 4ª parcela da inscrição de delegados(as) e observadores(as);

25/04/22 – Prazo final para publicação das teses de Balanço da Gestão e atuação da Fenajufe, Organização sindical, Pauta de reivindicações; plano de lutas e políticas permanentes; Conjuntura internacional e nacional e calendário de lutas, observados os critérios e formato estabelecidos e divulgados;

27/04/22 – prazo final para publicação das teses Balanço da Gestão e atuação da Fenajufe, e Organização sindical, Pauta de reivindicações, plano de lutas e políticas permanentes, Conjuntura internacional e nacional e calendário de lutas, no sítio (site) da Fenajufe, observando os critérios e formato estabelecidos e divulgados boletim específico;

27/04 a 1º/05/2022 – Realização do 11º Congrejufe no Tauá Resort Alexânia.

 Fonte: Fenajufe 

Últimas Notícias