Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Encontro Nacional do Setor Público divulga Manifesto contra a Reforma Administrativa

Sisejufe participou da atividade, que aprovou 7 ações emergências, entre elas, o dia 18 de agosto como um dia nacional de luta e Greve Geral contra a PEC 32

Mais de 5 mil servidores e servidoras das três esferas de reuniram, nesta sexta-feira (30/7), no segundo dia do Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Setor Público para organizar a luta contra a reforma administrativa PEC 32/20. Evento começou ontem (29/7) com uma live retransmitida na página do Sisejufe no Facebook. 

A atividade desta sexta, no formato virtual, contou com a participação da presidenta do Sisejufe, Eunice Barbosa, e das diretoras Soraia Marca, Anny Figueiredo e Lucena Pacheco, que é também coordenadora da Fenajufe.

Com a volta dos trabalhos do Congresso Nacional na próxima semana, a luta contra a reforma administrativa deve ser intensificada em várias frentes. O evento é organizado pelas entidades de classe, centrais sindicais, movimentos sociais, frentes e fóruns de servidores reunidos no Fórum dos Servidores Públicos das Centrais Sindicais, incluindo a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público e o Fonasefe.

Depois da abertura e falas dos servidores, Grupos de Trabalho foram organizados para discutir a mobilização do dia 3 de agosto (próxima terça-feira), Greve Geral no dia 18 de agosto, campanha de comunicação e pressão sobre o governo e sobre os parlamentares.

A diretora Anny Figueiredo diz que é fundamental discutir estratégias para derrotar a reforma administrativa porque a proposta impacta fortemente as três esferas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com prejuízo para @s servidore(a)s e para a população que precisa de serviço público de qualidade. Dos 12 milhões de servidore(a)s do país, 68% são municipais, 20% estaduais e 10% federais, por isso a importância do encontro, que deve trazer @s servidore(a)s das cidades para a discussão nacional e, consequentemente, para a luta contra a PEC 32”, destaca a dirigente sindical. 

Na parte da tarde, foram realizados painéis com a participação da coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da dívida, Maria Lúcia Fattorelli; e do diretor técnico do Dieese, Fausto Augusto Júnior. Em seguida, foram feitas as apresentações dos relatórios dos GTs. O evento foi encerrado com uma live, com  lançamento do Plano Nacional de Mobilização e um manifesto. Leia o manifesto neste link.

Para a diretora Soraia Marca, “lutar contra a reforma administrativa não é apenas lutar pela manutenção de direitos dos servidores. É lutar para garantir que os serviços públicos continuem sendo prestados de forma gratuita e universal para toda a população brasileira. Lutar pela manutenção de servidores concursados e com estabilidade é lutar para que a entrega dos serviços oferecidos pelo Estado, sejam realizados com lisura por servidores que têm independência para tomar decisões desatreladas a interesses outros, o que não acontece no caso de apadrinhados polìticos. Lutar contra a PEC 32 é lutar contra a corrupção e o cabide de emprego”. 

Foram aprovadas no encontro 7 ações emergenciais: 

Últimas Notícias