Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Encontro Estadual dos Servidores e Servidoras da Justiça Eleitoral: participantes aprovam Carta Aberta e elegem delegados para Eneje

Atividade do Sisejufe aconteceu nos dias 15 e 16 de julho, por videoconferência

O Encontro Estadual da Justiça Eleitoral reuniu dezenas de servidoras e servidores para discutir os principais desafios no atual cenário. Durante dois dias, a categoria debateu os temas: “Eleições, Fake News e Voto Impresso – o retrocesso da democracia” e “Teletrabalho, Direito à Desconexão e Assédio Moral Institucional”, além do cenário de insegurança sanitária. Foi um momento único de reflexão e proposição de estratégias para enfrentar os ataques ao serviço público e, especificamente, à Justiça Eleitoral. O encontro foi realizado pela Secretaria Geral, em parceria com a Assessoria Política do Sisejufe.

“Estamos enfrentando um momento que nunca poderíamos imaginar. Ao mesmo tempo em que, em meio a uma pandemia, lutamos pelas nossas vidas e daqueles que amamos, também temos que lutar contra o desmonte do serviço público que está em curso. Estão aproveitando esse momento de crise humanitária para realmente passar a boiada. E a Justiça Eleitoral, especificamente, vem sofrendo ataques gradativos, que aumentaram ao longo do tempo. Há em curso, hoje, um projeto de desmonte da JE que na verdade faz parte de um processo maior de desmonte do serviço público. Nós, servidores públicos, precisamos fazer frente a tudo isso. Precisamos estar mais do que nunca juntos e municiados para esclarecer à população as mentiras que vem sendo ditas”, afirmou a secretária-geral do Sisejufe, Fernanda Lauria.

Carta aberta

Após dois dias de debates, os participantes do encontro aprovaram a CARTA ABERTA DOS SERVIDORES E SERVIDORAS DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO, a fim de manifestar publicamente a indignação com a forma irresponsável e inconsequente com que autoridades públicas, civis e militares, têm dirigido reiterados ataques ao sistema eleitoral brasileiro, às instituições democráticas e aos próprios servidores da Justiça Eleitoral. Leia a carta na íntegra neste link.

Os participantes do encontro também elegeram a delegação para o Encontro Nacional de Servidores e Servidoras da Justiça Eleitoral com a Fenajufe (Eneje), a ser realizado em 21 de agosto e para o Encontro Estadual das Justiças Federais, a ser realizado pelo Sisejufe no final do ano.

Veja os nomes dos delegados e das delegadas para o Eneje: Fernanda Lauria, Lucas Costa, Tereza Barros e Vitor Hugo Teixeira.

Observadores: Juliana Avelar e Ricardo Loureiro

Confira aqui os nomes dos delegados e das delegadas para o encontro estadual: Fernanda Lauria, Lucas Costa, Tereza Barros, Victor Hugo Teixeira e Vitor Maciel.

Série especial

A segunda reportagem da série especial aborda o primeiro painel do encontro estadual, com o tema “Eleições, Fake News e Voto Impresso – o retrocesso da democracia”. Os convidados foram: Bruno Andrade, servidor do TRE-RJ e atualmente secretário de modernização, gestão estratégica e socioambiental do Tribunal Superior Eleitoral; Jaime Barreiros Neto, professor de pós-graduação em Direito da UFBA e servidor do TRE BA; e Edson Borowski, coordenador da Fenajufe e servidor do TRE-RS.

Na terceira matéria, você confere todas as informações do painel “Teletrabalho, Direito à Desconexão e Assédio Moral Institucional”. Os painelistas foram Ana Claudia Mendonça, secretária de gestão de pessoas do TSE; Gisele Goneli, coordenadora de saúde e integração da SGP/TRE-RJ; e Geraldo Azevedo, Médico do Trabalho e Assessor de Saúde do Sintrajufe RS. Em virtude do tempo, não foi possível abordar o tema de assédio moral. Votaremos com esse debate em breve.

Últimas Notícias