Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Em ofício ao TRT1, Sisejufe requer melhora da acessibilidade no processo de recadastramento de aposentados e pensionistas

O Sisejufe, por meio da Secretaria de Aposentados e Pensionistas, encaminhou ofício à Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), no dia 3 de junho, para solicitar atenção às dificuldades enfrentadas por aposentadas, aposentados e pensionistas no processo de recadastramento obrigatório referente ao ano de 2025.

A substituição do sistema ERGON pelo SIGEP/JT trouxe uma nova sistemática para o recadastramento, priorizando o envio por via postal e limitando o atendimento presencial a casos excepcionais, mediante agendamento. Essa dinâmica, embora amparada na Resolução CSJT nº 273/2020, tem gerado insegurança e dificuldade de acesso, especialmente entre aqueles com baixa familiaridade digital ou sem suporte para realizar os procedimentos remotamente.

No documento, o sindicato informa que muitos aposentados relataram não estarem conseguindo efetuar o agendamento para atendimento presencial, bem como informações desencontradas sobre a possibilidade de comparecimento direto ao Tribunal. “Essa situação tem provocado apreensão em um segmento já vulnerável, que busca apenas garantir o cumprimento das exigências sem correr risco de suspensão de seus proventos”.

Diante disso, a presidente Lucena Pacheco, que assina o ofício, requer que a Administração avalie a possibilidade de ampliar o atendimento presencial no recadastramento de aposentados e pensionistas, mesmo que de forma organizada por ordem de chegada ou com plantões específicos, de modo a facilitar o acesso e assegurar a dignidade no tratamento deste grupo.

O recadastramento, inicialmente previsto para o período de 16 de junho a 16 de julho, foi adiado para o mês de agosto deste ano.

A secretária de Aposentados e Pensionistas do Sisejufe, Neli Rosa, reforça a importância de a Presidência do TRT1 se sensibilizar com o problema apontado pelo sindicato: “nossos aposentados foram pegos de surpresa com essa mudança tão repentina. Estamos atuando para conseguir melhorar a acessibilidade a fim de que todos e todas consigam realizar o recadastramento”.

Últimas Notícias