Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Eleições 2022: Sisejufe participa de teste de acessibilidade nas novas urnas eletrônicas

Simulação aconteceu na sede do TRE-RJ, nesta terça-feira (12/7)

Eleições 2022: Sisejufe participa de teste de acessibilidade nas novas urnas eletrônicas, SISEJUFE

A diretoria do Sisejufe testou, nesta terça-feira (13/7), a acessibilidade das novas urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições gerais deste ano. A atividade aconteceu na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), após solicitação do sindicato ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Estavam presentes o coordenador do Departamento de Acessibilidade e Inclusão, Ricardo Azevedo; e os diretores Dulavim de Oliveira e Juliana Avelar.

O  secretário de TI do TRE-RJ, Michel Kovacs, explicou que as mudanças aconteceram no sistema. Uma novidade é que agora, além dos candidatos, os nomes dos vices e suplentes ao Senado  são pronunciados. Também foi melhorada a sintetização do som na voz que pronuncia os nomes dos candidatos, tornando o áudio mais nítido.

Houve, ainda, uma reformulação no layout das urnas. O painel está mais centralizado, facilitando, por exemplo,  o voto das pessoas que não possuem os membros superiores. Para as pessoas com deficiência visual, uma alteração importante foi o posicionamento das teclas “Branco”, “Corrige” e “Confirma”, que passaram de horizontal para vertical. A tecla “Confirma” também está maior. Para melhorar a acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva, há um assistente de libras na tela.

Os dirigentes sindicais fizeram várias simulações de voto para avaliar a funcionalidade das mudanças.

Eleições 2022: Sisejufe participa de teste de acessibilidade nas novas urnas eletrônicas, SISEJUFE

Ricardo Azevedo, coordenador do DAI, testa a nova urna eletrônica que será usada nas eleições de 2022

“Ficou muito bom com relação ao fato de o sistema dizer agora o nome dos vices e suplentes, que aliás foi um pedido do Sisejufe ao TSE. Saber em quem a gente está votando para vice e suplente ao Senado é o pé de igualdade com as pessoas sem deficiência. Com essas alterações, a gente chega a um nível de acessibilidade muito próximo do ideal”, avalia o coordenador do DAI, Ricardo Azevedo.

O que ainda precisa melhorar

Eleições 2022: Sisejufe participa de teste de acessibilidade nas novas urnas eletrônicas, SISEJUFE

Diretor Dulavim de Oliveira avalia a funcionalidade das teclas na nova urna

Tanto Ricardo como Dulavim apontam que a nova voz do sistema de voto não tem um timbre muito adequado. “Hoje, existe tecnologia que permite a melhora no timbre. Acho que para essa eleição não daria mais tempo de mexer, mas isso poderia ser levado em consideração no futuro. No mais, as mudanças foram positivas”, comentou Dulavim.

Eleições 2022: Sisejufe participa de teste de acessibilidade nas novas urnas eletrônicas, SISEJUFE

Diretora do Sisejufe Juliana Avelar testa o áudio da urna eletrônica

Juliana Avelar fez uma observação para facilitar o voto das pessoas com deficiência auditiva. “É importante regular o volume e a velocidade do áudio logo na primeira tela porque depois não é possível fazer isso”, alertou. Ela também considera essencial que os mesários sejam treinados para receber e orientar as pessoas com deficiência. Segundo a dirigente sindical, essa questão já foi levada à Comissão de Acessibilidade do TRE, da qual faz parte.

Rick Medeiros, da Seção de Voto Informatizado do TRE-RJ, informou que mais de 30% do estado do Rio de Janeiro contará com as novas urnas eletrônicas no pleito de 2022, incluindo toda a capital e parte da Baixada Fluminense.

 

Últimas Notícias