Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Diversidade é o tema da Semana do Servidor do Foro da Seção Judiciária do TRF

Sindicato patrocina evento em homenagem aos que levam o serviço judiciário à população

Diversidade é o tema da Semana do Servidor do Foro da Seção Judiciária do TRF, SISEJUFE

A tradicional Semana do Servidor e da Servidora do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ) aconteceu nessa terça-feira, 26, e contou om a participação de mais de 100 pessoas. Por conta da pandemia, o evento foi realizado de forma virtual através da plataforma zoom do TRF. O evento foi organizado pela diretoria do Foro e promovido pelo Núcleo de Comunicação Social e pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas.

Como nos anos anteriores, o Sisejufe patrocinou a atividade e ofereceu uma série de brindes que serão sorteados na próxima quinta-feira, dia 28, quando se comemora em todo o país o Dia do Servidor Público. O sorteio vai acontecer durante uma live do Sindicato com a participação do Fina Batucada, o primeiro grupo de percussão formado totalmente por mulheres.

O conceito que norteou a atividade do Foro esse ano foi a Diversidade. Com essa ideia, a direção quis ressaltar a diversidade no conjunto dos que trabalham na instituição, seja de gênero, raça, função, lotação ou até mesmo de tempo de serviço. Um vídeo com o coro de servidores cantando, cada um em sua casa, a música É d’Óxum, de Gerônimo Santana Duarte, conhecida nas vozes de Gal Costa e Elba Ramalho, emocionou os que estavam na sala.

Diversidade

A presidenta do Sisejufe, Eunice Barbosa, que também participou da gravação da canção, prestou uma homenagem ao que chamou de “ancestralidade dos servidores e servidoras”. Eunice falou diretamente da sede do Sindicato: “Quero reverenciar nossa ancestralidade biológica, na luta e na instituição. Aos nossos colegas que nos antecederam, fizeram a sua luta, sua atuação, com as possibilidades que tiveram a seu tempo. Fizeram sua dedicação generosa e pavimentaram o caminho para que estivéssemos aqui.”. A presidenta do Sindicato também prestou homenagem aos integrantes da categoria e familiares vítimas da Covid-19, no último ano.

Eunice parabenizou a toda equipe do Foro pelo trabalho dedicado ao atendimento das demandas da população. “É pelas mãos dos servidores e das servidoras que a população, especialmente aqueles que se encontram em situação mais desfavorável, tem acesso a seus direitos fundamentais”. A presidenta lembrou a luta da categoria contra a reforma administrativa que vai retirar direitos não somente dos próprios funcionários, mas também da população. “Hoje, lutar e se defender dos ataques aos nossos direitos é lutar e defender o direito da população aos serviços públicos de qualidade”.

Para todo o mal há cura

No evento, foi lembrado o esforço de todos para que o trabalho do Foro fosse adaptado às condições impostas pela pandemia da Covid-19. Um vídeo com a trilha ‘Para todo o mal há cura’, de Lulu Santos, homenageou os servidores mostrando fotos de várias situações e locais de trabalho que tiveram que ser adequados aos protocolos da pandemia. “A pandemia trouxe uma série de desvantagens, mas não pudemos ignorar as ideias que tivemos. Fomos provocados a fazer um trabalho de maneira diferente. Demos essa resposta e fizemos o nosso trabalho. Uma corrente é tão forte quanto o mais fraco de seus elos. E a nossa grande vantagem é não ter elo fraco. Então, nossa corrente não arrebenta”, disse o diretor da instituição, Osair Victor de Oliveira Junior.

Bótons

Como forma de homenagear os funcionários do Foro, a diretoria vai presentear as servidoras e servidores com bótons que marcam o tempo de instituição entre 10 e 35 anos. Foram mencionados nominalmente durante a atividade online apenas os dez servidores que receberam o bótom de 35 anos de serviços na instituição que conta hoje com um corpo de 2.500 funcionários.

Últimas Notícias