A diretoria do Sisejufe apresentou a Pesquisa de Saúde desenvolvida pelo sindicato na reunião virtual do Comitê Gestor Local de Atenção à Saúde dos magistrados e servidores do TRT1, agora sob a presidência da desembargadora Mery Bucker Caminha, atual vice-presidente. No encontro, ocorrido nesta segunda-feira (3/5), a diretora Andréa Capellão pediu o apoio do Comitê para a divulgação da consulta sobre saúde do servidor, que inclui perguntas para futuro mapeamento do trabalho remoto na pandemia.
Durante a conversa, a secretária-geral da Presidência, Cleyde Guerra Alencar, informou que a divulgação na Intranet foi autorizada. Cogitou-se que o próprio Tribunal adotasse os questionários para buscar mais informações e nortear suas ações nos cuidados com a saúde dos servidores e magistrados. No dia seguinte, já circulava na Intranet do TRT1 a divulgação da pesquisa.
Andréa Capellão destacou que uma das perguntas se relaciona exatamente com uma preocupação externada pela Presidente do Comitê – a subnotificação dos casos de covid no Tribunal. “Muitas vezes, quem está em trabalho remoto imagina que não precisa informar a situação à Coordenadoria de Saúde, o que é um engano e prejudica o combate à doença”, apontou a dirigente sindical.
Os membros do Comitê também externaram preocupação com a saúde mental, depois de mais de um ano de pandemia e tantas tragédias. A médica Michelle Carreira informou que o número de atendimentos realizados pela CSAD em razão de problemas psicológicos aumentou muito, sendo o maior observado até agora desde o início da pandemia.
Como participar da Pesquisa de Saúde do Sisejufe
Para facilitar as respostas, a coordenação de Saúde dividiu a pesquisa por temas: sistema eletrônico; teletrabalho; dor, estrutura e sistema eletrônico; trabalho remoto excepcional (pandemia); e Covid, incluindo, ainda, campos específicos para agentes de polícia judicial, oficiais de justiça e servidores com deficiência. Veja os ícones na imagem abaixo. Para responder a pesquisa, basta clicar neste link.