Uma noite de encontros, reencontros, reafirmação da luta em defesa da categoria e de festa. Foi assim a cerimônia de posse da nova diretoria do Sisejufe para a gestão 2023-2026, que aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 30/10, no Centro Cultural Justiça Federal.
A assessora política Vera Miranda e a editora-chefe da Comunicação, jornalista Tais Faccioli, foram as mestras de cerimônia. Elas abriram o evento saudando todos os presentes, agradecendo as entidades parceiras e falando sobre o encerramento de uma gestão e o começo de outra: “Uma gestão se encerra, uma nova gestão começa e o Sisejufe segue construindo uma trajetória combativa, democrática, inclusiva, diversa, plural e de muito protagonismo nas lutas nacionais”, disse Tais. Vera complementou: “É com esse olhar para futuro que seguiremos, sempre”.
Em seguida, os membros da Comissão Eleitoral (Andréa Capellão, Iris Maria Paula Souza Dantas de Faria e o presidente Carlos José dos Santos, o Casé) subiram ao palco e chamaram nominalmente todos os integrantes da diretoria e todos os representantes sindicais para também subirem ao palco e tomarem posse. Casé ressaltou a importância da participação de todos no pleito: “Apesar de ser uma chapa única, a participação dos sindicalizados e sindicalizadas era importante para mostrar a representatividade da chapa Mais Sisejufe. E foi isso que a eleição mostrou porque dos 5.633 filiados e filiadas aptos a votar, quase 40% foram às urnas e destes, apenas 127 foram votos em branco. A eleição aconteceu inteiramente de forma online, pela plataforma Panagora e transcorreu de forma bastante tranquila e transparente. Posso dizer que foi um prazer, uma honra participar desse processo eleitoral”.
Já Iris comentou: “Foi uma alegria integrar essa Comissão Eleitoral e poder ser útil à nossa categoria e ao nosso sindicato”. Andréa Capellão, que integrou a gestão que se despede agora e, por novos compromissos profissionais, se desligou da diretoria meses atrás, relembrou a trajetória vivida: “Há três anos, eu tomava posse como diretora, sem reunião presencial e sem festa, pois estávamos bem no meio da terrível pandemia de Covid-19. Agora, com meus parceiros da Comissão Eleitoral, trabalhamos com afinco para fazer um pleito justo, acessível e auditável, exatamente como são as eleições feitas pelos Tribunais Eleitorais. Somos três servidores com muitos anos de serviços prestados ao Judiciário Federal. Eu, do TRT, e meus companheiros são da Justiça Federal. Então, não faríamos essa eleição se não confiássemos no sistema. Em nome da Comissão Eleitoral, desejamos aos diretores, diretoras e representantes sindicais muita força, muita união e muito amor para que cumpram com competência o mandato que essa linda categoria lhes confiou!”
Diretoria e Representantes de Base
Após subirem ao palco todos os integrantes da diretoria e todos os representantes sindicais, uma pausa para fotos, exibição de um vídeo no telão com momentos vividos pela gestão que se despede e também com a saudação de alguns parceiros do Sisejufe que fizeram questão de parabenizar a nova gestão. Zé Oliveira, diretor do Sintrajufe-RS; Luiz Cláudio dos Santos, diretor do Sintraam e coordenador da Fenajufe, e Thiago Duarte foram alguns dos parceiros que enviaram vídeo parabenizando a nova gestão. Presencialmente, quem também parabenizou o Sisejufe foi o juiz Federal, Dr. Osair Victor, e José Aristeia Pereira, do Sindiquinze/SP.
Discursos emocionados
Logo após, Eunice Barbosa, presidenta da gestão que se encerra, fez um longo e emocionante discurso agradecendo toda a equipe do Sindicato, a parceria de todos os diretores e diretoras e citando algumas lutas e conquistas vividas ao longo desses três anos de mandato. “A palavra hoje é gratidão. Apesar das adversidades, seguimos na unidade e chegamos até aqui, juntos. A cada companheiro diretor e diretora, obrigada pela irmandade, pela fraternidade e pela sororidade em todos os dias da gestão 2020 – 2023. Obrigada por ter compartilhado seu tempo, sua vida, seu pão, por ter carregado nos ombros os demais e por se deixar ser carregado, quando necessário. Foi essa irmandade, que torna o outro e a outra mais leve, que nos fortaleceu e nos trouxe até aqui”.
Sobre a nova gestão, Eunice comentou: “A diretoria do Sisejufe poderia dizer que tem a mulher mais poderosa do PJU, mas preferimos dizer que temos uma das mulheres que mais serve na luta, porque “maior, é aquele e aquela que mais serve”. Essa é a nossa irmã e companheira Lucena Martins. Ela contribui na diretoria da Serjus, é coordenadora-geral na nossa federação, a Fenajufe, e seguirá com a lamparina, alumiando e conduzindo os companheiros e companheiras na organização da luta em todo o país. Uma grande e nobre tarefa. Desejo que a esperança, a solidariedade e a sororidade, pilares da resistência, que me sustentaram nessa gestão, sejam suas companheiras fiéis, todos os dias da nova gestão”.
Eunice foi homenageada com a música “Andar com Fé”, de Gilberto Gil, cantada por integrantes do coral do Sisejufe e também por integrantes do coral “Uma só voz”, composto por pessoas em situação de rua e vulnerabilidade. A plateia entrou no clima e cantou junto, criando um momento de mais emoção e congraçamento entre todos os presentes.
Depois, foi a vez de Lucena Pacheco, presidenta eleita, subir ao palco e também fazer um discurso emocionado e cheio de agradecimento a todos e todas que colaboram para que o Sisejufe siga sendo essa referência que é em todo o país.
“O Sisejufe, com essa diretoria que é empossada hoje, carrega a diretriz de um sindicato cidadão, num misto de continuidade e renovação em sua composição e como entidade protagonista nas lutas da categoria. Ao longo desta campanha eleitoral, vimos a confiança que os colegas de todos os ramos do judiciário depositam em nós do Sisejufe e isso em decorrência das lutas e conquistas que obtivemos na direção do sindicato e com categoria. Vi depositada a esperança em nós direção e representantes de base, atuando por mais conquistas, melhoria salarial, na organização da nossa carreira, melhoria dos nossos auxílios, contra os assédios, pelas aposentadorias, contra a violência política de gênero, com mais oportunidades e ações sociais em benefício de todos, onde a solidariedade ativa seja mais forte do que o individualismo desmedido. Vamos todos caminhar nesse direção, por uma carreira valorizada, pela sustentabilidade, liberdade, igualdade e pela manutenção dos serviços públicos. Os direitos e interesses das trabalhadoras e dos trabalhadores do judiciário federal do Rio de Janeiro, a democracia do judiciário, a democracia e soberania nacional serão os pilares de nossa gestão. E nos comprometemos com isso. A categoria do judiciário federal é grande demais para renunciar a seu potencial produtivo, reprodutivo. Temos capacitação técnica, capital intelectual em grau suficiente para levarmos justiça a toda população. Não podemos fazer diferente do que o Sisejufe fez até agora. Nos cabe fazer cada vez melhor. Nossa mais importante missão, a partir de hoje, será honrar a confiança recebida e corresponder às esperanças da nossa categoria. Viva a democracia! Viva o Sisejufe!”, disse já descendo do palco e sendo surpreendida por integrantes da Marcha Mundial das Mulheres, que se juntaram a Lucena e seguiram cantando a ciranda feminista, marca da Marcha, que diz assim: “Companheira me ajuda, que eu não posso andar só, eu sozinha ando bem, mas com você ando melhor”.
Música
Coroando a noite, um coquetel regado à boa música do grupo Zambelê. A banda, composta por dois servidores do Judiciário Federal (Rodrigo Moreira e Carlos Casé), se apresentou no hall do CCJF. No repertório, clássicos do samba, pagode antigo e atual, e um pouco de samba-enredo.
E foi assim, em clima de alegria, que terminou a solenidade de posse da nova gestão do sindicato.
O Sisejufe agradece profundamente a todos que estiveram juntos nessa noite especial. Foi lindo.
Boa gestão a todos e todas!!!
Fortaleça a sua entidade sindical. Filie-se ao Sisejufe diretamente neste link. Siga nossas redes no Instagram, Facebook e YouTube. Acompanhe sempre com a gente as notícias de interesse da categoria!!!