Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Diretor do Sisejufe lança o livro A Grande Guerra Patriótica dos Soviéticos

Evento será nesta quinta-feira, às 18h30, no Senge RJ

O livro A Grande Guerra Patriótica dos Soviéticos será lançado nesta quinta-feira (5/12), no auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), às 18h30. O diretor do Sisejufe Ricardo Quiroga é um dos organizadores da obra, ao lado dos historiadores Francisco Carlos Teixeira da Silva, um dos coordenadores do movimento SOS Brasil Soberano, e João Cláudio Platenik Pitillo.

O livro reúne em seus capítulos importantes trabalhos de outros pesquisadores do tema, como Alessandra Scangarelli Brites, Eden Pereira Lopes da Silva, Ivan Cavalcanti Proença, Luis Eduardo Mergulhão Ruas, Mariana Magalhães Barreto Leite da Silva e Vinícius Ramos. 

A obra repõe a relevância histórica do papel da União Soviética na  coalização anti-hitleriana, tradicionalmente obscurecido pela bibliografia ocidental hegemônica. Para a maioria dos brasileiros, o conflito no front ocidental geralmente se reduz à Batalha da Inglaterra e ao Desembarque da Normandia. “Quando se aborda o front oriental ou o papel da União Soviética é sempre com um viés de crítica, deslegitimação e tentativa de fazer equivalência entre soviéticos e nazistas”, explica a resenha do livro publicada no site da Revista Intertelas. “Em tempos de revisionismo histórico, tenta-se apagar cada vez mais o papel da URSS na libertação da Europa, diante de uma busca em minimizar a crueldade do nazismo e reabilitar colaboracionistas. A contraposição a esse movimento também é parte da batalha de ideias.” 

Com o objetivo de fazer esse resgate histórico, os autores já publicaram outras obras, como Aço Vermelho: O Segredo da Vitória Soviética na Segunda Guerra Mundial (2014), Sobre a Grande Guerra Patriótica (2016) e A Segunda Guerra Mundial e seus momentos decisivos (2017), estes dois últimos disponíveis durante o evento no Senge RJ, junto com o recentemente lançado pelo doutorando em História Política Vinícius Ramos, Páginas Verdes de uma Imprensa Marrom (2019).

O Senge está localizado na Avenida Rio Branco, N° 277, 17° andar.

Fonte: Com informações do Senge RJ  

Últimas Notícias