Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Direção do Sisejufe se solidariza com chargista Latuff

Sindicato critica atitude de deputado do PSL que tentou destruir charge que denuncia violência policial

A atitude do deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP), que tentou destruir uma charge do artista Carlos Latuff, em 19 de novembro, na exposição sobre o Dia da Consciência Negra na Câmara, revela tamanho desequilíbrio e falta de condições para uma pessoa exercer um cargo público. O ato reflete, infelizmente, um momento que o país passa, em que a intolerância em vários setores toma dimensões além do aceitável e do compreensível.  

Por conta disso, a direção do Sisejufe condena com veemência a postura do parlamentar e se solidariza com o Latuff, um parceiro nosso de mais de uma década com ilustrações memoráveis dos materiais de divulgação da entidade. Neste momento, inclusive, o Sisejufe promove uma exposição (40 vezes Latuff) com trabalhos do artista em que ele faz duras críticas à violência policial, entre outros temas.  

Os diretores do sindicato concordam com o artista ao afirmar que o ataque do parlamentar comprova que o conteúdo da charge está correto. Com muita propriedade, Latuff retrata um jovem negro morto, brasileiro, algemado com as mãos para trás, e um policial com pistola fumegante deixando o local, após ter executado o rapaz.

É uma crítica ferina ao fato de a maioria das vítimas da violência policial ser negra – 75,4% dos mortos em intervenções policiais são negros, segundo o dados de 2019 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Dados que o nobre deputado nem deve ter conhecimento.

Diretoria do Sisejufe

Últimas Notícias