Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência traz reflexão sobre liderança e participação no mundo pós-Covid 19

Dia 3 de dezembro é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O tema deste ano é “Liderança e participação das pessoas com deficiência por um mundo pós-Covid 19 inclusivo, acessível e sustentável”.

É uma data para celebrar, mas acima de tudo para refletir e discutir as políticas voltadas ao segmento. Celebramos toda a rede formada por pessoas e entidades que buscam conquistas e garantias de direitos. Nessa rede, estão as pessoas com deficiência como protagonistas; as famílias; as entidades que habilitam e reabilitam; a sociedade; os gestores públicos e parceiros de diferentes segmentos que pleiteiam um mundo com inclusão e acessibilidade. O Sisejufe faz parte deste espaço de luta e militância  por meio do Departamento de Acessibilidade e Inclusão (DAI). 

Atuar em rede é o único caminho possível para garantir conquistas tão necessárias para alcançar a qualidade de vida. Essas alianças entre diferentes setores fortalecem não só a busca por direitos, mas também funcionam como defesa contra quaisquer tipos de retrocessos.  

Em consonância com a ONCB (Organização Nacional de Cegos do Brasil) e suas entidades afiliadas, o Sisejufe também tem a convicção de que essa unidade é decisiva e de que essa data de reflexão e os demais dias devem ser plenamente dedicados aos direitos de toda a diversidade humana.

Para o diretor do Sisejufe Dulavim de Oliveira é um dia destacado para celebrar a luta de todo dia. A diretora Juliana Avelar reforça: “Quando pensamos em sustentabilidade, e buscamos isso no dia a dia – a reflexão não é apenas sobre os aspectos ambientais e econômicos que envolvem uma sociedade, mas também levar em consideração os aspectos sociais, e no espaço urbano um bom indicativo disso é a qualidade de vida dos cidadãos”.

O coordenador do DAI, Ricardo Azevedo, completa: “Dia de lutas da Pessoa com deficiência e no qual todos os deficientes do planeta refletem acerca de suas lutas e seguem lutando a cada dia por uma sociedade mundial mais inclusiva e com menos atitudes capacitistas que acabam por excluir. A vitória é um objetivo, mas a luta, uma certeza”.

Descrição da imagem em destaque:

#pratodosverem Card com fundo na cor azul. No topo, ao centro, há uma imagem com peças de quebra-cabeça com símbolo de um cadeirante com fundo roxo, símbolo da deficiência auditiva na cor laranja, símbolo da deficiência visual com fundo na cor azul e símbolo de pessoa com deficiência intelectual na cor verde. A logo do Sisejufe está na parte superior do lado direto.
Abaixo há as informações:

3 de Dezembro
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Por um mundo pós-Covid 19 inclusivo, acessível e sustentável

Últimas Notícias