Alto contraste Modo escuro A+ Aumentar fonte Aa Fonte original A- Diminuir fonte Linha guia Redefinir
Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no estado do Rio de Janeiro - Telefone: (21) 2215-2443

Dia dos trabalhadores: luta contra a retirada de direitos continua

O 1º de Maio é a histórica data dos Trabalhadores e Trabalhadoras no mundo inteiro, quando se comemora as lutas e vitórias, se lembra da importância daqueles que erguem a economia e constroem os países e, finalmente, após anos, será de novo destaque no Brasil.

Os últimos anos no Brasil foram de muitos retrocessos com governos com pautas anti-trabalhadores implementando a Emenda do Teto, Reforma Trabalhista, Reforma da Previdência, congelamento do salário mínimo, entre outros ataques. A pandemia aprofundou a crise e o empobrecimento dos trabalhadores, com o negacionismo e má vontade governamental para auxiliar a população mais pobre.

Aulminou em vitórias, como a retomada da política de valorização do salário mínimo, o enterro da PEC 32, e finalmente os reajustes dos trabalhadores do serviço público em nível federal.

Agora em 2023, com o país se livrando de um governo antipopular, negacionista e antitrabalhadores, precisamos comemorar o 1º de Maio cientes da importância da unidade da classe trabalhadora e da mobilização geral em luta por mais direitos. A garantia da estabilidade, a retomada de concursos, a superação da Emenda do Teto, a rediscussão da reforma trabalhista e da reforma previdenciária, os reajustes que os servidores do Judiciário e Executivo obtiveram são fundamentais, mas os primeiros passos nessa caminhada. Os trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada somente terão conquistas dialogando e lutando juntos, respeitadas obviamente as pautas próprias e específicas.

E, certamente, nada disso é possível sem fortalecer o principal instrumento da classe trabalhadora que são os sindicatos. Sem estes nada se conquista, nada avança. A filiação e a participação nas ações do respectivo sindicato é que pressionam administrações e patrões para que aceitem as reivindicações justas dos trabalhadores.

O Sisejufe deseja um feliz Primeiro de Maio para todos e todas!

A luta continua!

Últimas Notícias